A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

0
2894
DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR DE EMPRESAS

Sumário

Introdução
A Contribuição da Tecnologia na formação profissional
Conclusão
Bibliografia

Introdução

Não há como fechar os olhos a todos os impactos que, em pouco tempo, a tecnologia provocou nas empresas e no dia-a-dia de todos nós. Nos locais de trabalho, estamos saindo do ambiente do telefone, fax, correio, fotocópias e reuniões frente a frente. Estamos entrando num ambiente de mensagem gravada, e-mail, videoconferências, cursos à distância, através do uso de internet e intranet.
A internet permite-nos fazer conexões entre pessoas de uma corporação, entre pessoas de diversas empresas e entre corporações ou empresas. O desafio é criar sentido nessas conexões, para que se estabeleçam parcerias capazes de enriquecer-nos pessoal e profissionalmente.
O potencial dessa tecnologia, quando aplicado à aprendizagem, permite a disponibilização da capacitação em qualquer lugar e a qualquer hora e a habilidade de reunir, no momento necessário, os recursos de auxílio ao desempenho na quantidade certa, para uma dada necessidade, tais como: fóruns, chat`s, comunidades de aprendizagem etc.
Quando novas informações tornam-se acessíveis e as circunstâncias mudam, já não é possível resolver problemas com as soluções de ontem. Estamos descobrindo que aquilo que funcionava há dois anos, não vai funcionar na semana que vem.
O que nos cabe fazer? Vamos nos queixar, porque as coisas já não são como antes?
Ou, vamos usar a nossa capacidade empreendedora para descobrir novas respostas, novas soluções, novas idéias?

A Contribuição da Tecnologia na formação profissional

Nos mercados atuais, o uso estratégico da tecnologia da informação passou a desempenhar um papel fundamental na sobrevivência e crescimento das empresas.
As empresas deverão ser cada vez mais ágeis e transparentes na prestação dos seus serviços.
A informação é fundamental para a empresa moderna. Através dela é possível atingir uma situação de vantagem diante da concorrência. A empresa que utiliza a informação de forma correta consegue canalizar a sinergia de todos os colaboradores na busca da máxima satisfação do cliente. A implantação de sistemas capazes de gerenciar as informações tratadas pela empresa e definir como devem fluir dentro dela é uma meta a ser atingida.
O mercado necessita hoje de profissionais que conheçam os fundamentos da informática e que saibam utilizá-los adequadamente no desempenho de suas tarefas. Os gestores devem ter uma visão estratégica de como a tecnologia pode ser utilizada para a obtenção de vantagens competitivas, de forma a:
? Avaliar se a tecnologia está sendo utilizada de acordo com a estratégia geral da empresa;
? Avaliar os recursos utilizados na empresa (hardware e software);
? Identificar processos nos quais é possível aplicar recursos tecnológicos para otimização do trabalho;
? Utilizar a tecnologia para melhoria da qualidade dos serviços aos clientes;
? Avaliar aspectos relacionados à qualidade e segurança das informações;
? Utilizar a tecnologia para a fidelização de clientes;
? Utilizar a tecnologia para a inovação dos serviços.

Conclusão

Com a leitura deste texto, podemos perceber como o dinamismo da vida é um fato incontestável. Como é desafiante estarmos vivendo num mundo que se transforma com tanta rapidez.
Se, por um lado, a abertura comercial dos anos 90 quebrou barreiras, trazendo-nos alguns progressos, por outro lado, vemos aumentar a pobreza, a criminalidade e grande parte da população não tem trabalho. Todas estas mudanças são profundamente refletidas no mundo empresarial.
É dentro deste contexto, impactado pelas mudanças e pelos avanços tecnológicos, que emerge a figura do administrador empreendedor, a pessoa que quer e acredita que pode ter sucesso em seus negócios.

Bibliografia

01 – Andrade, Ronaldo – A Tecnologia da Informação como Ferramenta Estratégica
02 – SEBRAE – Curso Aprender a Empreender – Tema 01: O Empreendedor

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCASO FORD X VOLVO
Próximo artigoO DESENVOLVIMENTO DO REALISMO NA EUROPA E NO BRASIL
Marcelo é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação PHP, Banco de Dados SQL Server e MySQL, Bootstrap, Wordpress. Nos tempos livres escreve nos sites trabalhosescolares.net sobre biografias, trabalhos escolares, provas para concursos e trabalhos escolares em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here