A GENTE

0
2618
DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

A GENTE

A expressão a gente, tomada como nós na linguagem coloquial, exige verbo e qualificação no singular. Como regra geral de concordância, o verbo concorda com a palavra que aparece, e não com a idéia.

Apesar de a expressão a gente querer dizer mais de uma pessoa, o verbo e o nome que com ela concordam devem estar no singular (a gente – singular; as gentes – plural). Logo, A gente é feliz, por exemplo, é a maneira correta.

Esse tipo de construção é comum na linguagem oral, mas não cai bem na redação, a não ser que caracterize a simplicidade do discurso (fala) de um personagem.

Obs.: a concordância em gênero (masculino ou feminino) do nome com a expressão a gente faz-se, quase sempre, com a idéia, fato a que chamamos concordância
ideológica ou silepse.

Exemplo:

Um membro de um grupo de homens diz: “A gente está muito nervoso hoje”.
Segundo a concordância tradicional (com o que aparece), nervoso deveria estar no feminino (A gente está nervosa), uma vez que gente é palavra feminina (gente nervosa). Mas a silepse, nesse caso, é preferível.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorLITERATURA DE INFORMAÇÃO
Próximo artigoO PARÁGRAFO
Marcelo é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação PHP, Banco de Dados SQL Server e MySQL, Bootstrap, Wordpress. Nos tempos livres escreve nos sites trabalhosescolares.net sobre biografias, trabalhos escolares, provas para concursos e trabalhos escolares em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here