24.9 C
Sorocaba
quarta-feira, abril 24, 2024

Aminoácidos

Autoria: Tiago Ferreira de Souza

De um modo geral, cada composto orgânico pertence a uma determinada função. Entretanto, existem compostos que pertencem simultaneamente a duas ou mais funções, ou seja, são de função mista. Veja :

Dentre esses compostos, têm grande importância os que apresentam as funções amina e ácido: são os aminoácidos.
A nomenclatura dos aminoácidos deve obedecer às regras da IUPAC. Assim a numeração dos carbonos da cadeia principal deve iniciar pelo grupo carboxila; ou então, devemos nomear tais carbonos com letras gregas a partir do carbono vizinho à carboxila

Os aminoácidos são classificados em essenciais e não-essenciais. Os essenciais, ou indispensáveis, são aqueles que o organismo humano não consegue sintetizar, Desse modo, eles devem ser obrigatoriamente ingeridos através de alimentos, pois caso contrário, ocorre a desnutrição. Assim, a alimentação deve ser o mais variada possível para que o organismo se satisfaça com o maior número desses aminoácidos.
As principais fontes desses aminoácidos são a carne, o leite e o ovo.
Os aminoácidos não-essenciais, ou dispensáveis, são aqueles que o organismo humano consegue sintetizar a partir dos alimentos ingeridos.
Exemplos:

Características Físicas
Com relação aos  -aminoácidos, podemos dizer que são todos compostos sólidos incolores, sendo a maioria de sabor adocicado, alguns insípidos e outros amargos. Com exceção da glicina, que é solúvel em água, os demais apresentam solubilidade variável.
Analisando as fórmulas estruturais, percebemos que os  -aminoácidos, com exceção da glicina, apresentam carbono assimétrico; assim, esses compostos apresentam atividade óptica, aparecendo quase sempre na forma levógira.

elembrando: Os compostos que apresentam isômeria optica na forma levógira desviam a luz polarizada para o lado esquerdo.
Propriedades Químicas :
Os aminoácidos apresentam em sua molécula o grupo carboxila (que lhes dá característica ácida) e o grupo amino (que lhes dá característica básica). Desse modo, quando em solução, ocorre interação intramolecular, originando um “sal interno”:

Essa interação é comprovada pelo fato de os aminoácidos serem solúveis em água, insolúveis em solventes orgânicos e terem PF e PE altos (características dos sais). E explica o caráter anfótero dos aminoácidos, ou seja, eles reagem tanto em ácidos quanto em bases, produzindo sais :

Outros trabalhos relacionados

CLONAGEM

A palavra clone deriva etmologicamente do grego "klón", que significa broto e pressupõe, portanto, a existência de um indivíduo gerador e a ocorrência de...

Bactérias 2

Autoria: José Machado de Oliveira Os microorganismos são encontrados em praticamente todos os ambientes naturais, tais como solo, ar, água, plantas, animais, corpo humano, alimentos...

MILITÂNCIA JOVEM: O FIM DA ANESTESIA

MILITÂNCIA JOVEM: O fim da anestesia Universidade Anhembi Morumbi RESUMO A grande reportagem aqui apresentada tem como tema a militância dos jovens em partidos políticos brasileiros. Através...

DROGAS QUE ATUAM NO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO

Autor: Nóris Cristina O Sistema Nervoso Autônomo controla a musculatura lisa (visceral e vascular); as secreções exócrinas (e algumas endócrinas); a freqüência e força cardíaca;...