DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

1. Apresentação

* O que é uma bandeira nacional?

* O Brasil possuía uma bandeira nacional antes de sua independência política em 1822?
* Com estas questões em mente iniciamos a pesquisa sobre as Bandeiras Históricas Brasileiras.
* Segundo o Dicionário Aurélio, bandeira nacional é um “pedaço de pano, ordinariamente retangular, de uma ou de diversas cores, às vezes com um emblema e até uma legenda, e que serve de distintivo da nacionalidade ou de indicativo da sua soberania.” Partindo dessa definição percebemos que:
1. Se pensarmos que uma bandeira nacional “serve de distintivo da nacionalidade” e que “nacionalidade” é o “complexo dos caracteres que distinguem uma nação, como a mesma história, as mesmas tradições comuns, etc.”, acreditamos, que durante o período colonial (1500-1822) o Brasil não possuía uma bandeira nacional que servisse de emblema da nossa nacionalidade, já que esse símbolo representava uma nação européia (Portugal), e que apesar de ter contribuído de forma marcante com suas tradições culturais para a formação de nossa nacionalidade, não é a única cultura a ter feito isso. Portanto, apesar das semelhanças inegáveis entre Brasil e Portugal, nossa nacionalidade foi e é diferente da nacionalidade portuguesa.
2. Mas, se por outro lado, achássemos que uma bandeira nacional é para uma nacionalidade o “indicativo da sua soberania”, perguntaríamos: a nacionalidade brasileira era soberana? Trocando em miúdos: será que nossa existência não dependia de uma ordem superior? É claro, que nossa existência dependia dos objetivos e determinações portuguesas, por isso, acreditamos que não possuíamos uma bandeira indicativa de nossa soberania antes de 1822.
* Após esta explicação, podemos afirmar que nossa bandeira nacional só passou a existir após a independência política do Brasil, em 1822. Com isso, se fôssemos falar das bandeiras nacionais brasileiras, teríamos apenas quatro: as bandeiras do Reino do Brasil, a imperial, do governo provisório republicano e a republicana. Entretanto, decidimos apresentar também, as bandeiras históricas luso-brasileiras, ou seja, as bandeiras portuguesas utilizadas pelo Brasil, por força de nossa situação colonial entre 1500 e 1822.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorOs nomes no Brasil
Próximo artigoO Brasil Atual

Marcelo é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação PHP, Banco de Dados SQL Server e MySQL, Bootstrap, Wordpress. Nos tempos livres escreve nos sites trabalhosescolares.net sobre biografias, trabalhos escolares, provas para concursos e trabalhos escolares em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here