DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

Autor: Plácido Ferreira Lopes Júnior

– Nascimento: Coincidentemente, Vygotsky nasceu no mesmo ano que Piaget, em 1986, na Bielo-Rússia; pertencendo à uma família judia.

– Vygotsky viveu num país, a Rússia, que em sua época passou por grandes transformações: de um poder czarista dirigiu-se para uma revolução comunista. Participou da implantação do novo regime mostrando entusiasmo pela construção de uma sociedade diferente, sofrendo as dificuldades de um regime que acabou se burocratizando e dogmatizando sob a influência do autoritarismo de Stalin que impôs restrições sobre as liberdades pessoais. Sofrer restrições à liberdade era algo já vivenciado por Vygotsky em tempos anteriores pois, pertencendo a uma família judia, enfrentou as dificuldades e o isolamento de uma minoria reprimida.

– Na infância tinha um ambiente familiar estimulante que lhe possibilitou oportunidades de leituras e trocas entre os pais e os oito irmãos.

– Mais tarde, vivendo em Gomel, fez seus estudos iniciais onde se destacou como aluno vibrante e interessado.

– Depois foi para Moscou cursar a universidade, concorrendo a 3% das vagas que eram oferecidas aos judeus. Como judeu não poderia ser professor, funcionário do estado…, recaiu na Medicina; escolha esta que logo se mostrou insatisfatória, transferindo-se em seguida para uma Faculdade de Direito.

– Obedecendo ao que lhe era oferecido procurou algo que melhor correspondesse aos seus reais interesses, cursando Filosofia numa universidade não oficial em Moscou. Foi aí que pôde participar de intensas discussões em torno de tendências inovadoras nas ciências, humanidades e artes. De fato sempre manifestou interesse pela arte, história e filosofia.

– Exerceu atividade de crítica literária e com 19 anos, em 1915, concluiu um ensaio sobre Hamlet já iniciado em sua adolescência.

– Falava além do russo, várias línguas como alemão, francês, inglês e hebraico.

– Voltando para Gomel em 1917, depois de graduado nas duas universidades: conseguiu trabalhar como professor, uma vez que, depois da revolução socialista de outubro a legislação anti-semita havia sido abolida. No período que trabalhou em Gomel foi professor de literatura, russo, estética, história da arte, psicologia, envolvendo-se também com a formação de professores, e a educação de crianças deficientes. Datam desta época seus primeiros escritos sobre psicologia.

– Nessa época, enquanto Lênin comandava o estado, a Rússia vivia um momento de grande efervescência cultural e Vygotsky estava no centro da vanguarda intelectual de Gomel participando ativamente de círculos literários, conferências, revistas…

– Vygotsky surgiu oficialmente no cenário da Psicologia a partir da apresentação do seu trabalho “O método de investigação reflexológica e psicológica”, em 6 de Janeiro de 1924 no II Congresso Pan Russo de Psiconeurologia. Foi, então, convidado por Kornilov, diretor do instituto de Psicologia de Moscou para integrar sua equipe de pesquisadores. Começou assim, em Moscou, uma nova fase da sua vida, constituindo os 10 anos que aí trabalhou, os mais produtivos de sua curta trajetória.

– A partir de 1929, os profissionais de institutos educacionais e cientistas foram submetidos a investigações e expurgos políticos. Assim, em 1932 começaram os ataques a Kornilov e ao instituto de Psicologia. Vygotsky, por seu conhecimento e relação com a psicologia ocidental, foi colocado sob suspeita e considerado um partidário do idealismo.

– Destacava-se dos outros por seu magnetismo, liderança, erudição, e principalmente por sua cultura interdisciplinar; tendo escrito mais de 50 livros entre os anos de 1929 e 1934.

– Lutando contra uma saúde deficiente, pois desde 1919, quando tinha apenas 22 anos, sofria de tuberculose que naquela época era uma doença fatal, veio a falecer muito novo ainda, no auge de seus 38 anos, na madrugada de 11 de Junho de 1934.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorA Autonomia como Finalidade da Educação
Próximo artigoA CAPOEIRA NA ESCOLA
Marcelo é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação PHP, Banco de Dados SQL Server e MySQL, Bootstrap, Wordpress. Nos tempos livres escreve nos sites trabalhosescolares.net sobre biografias, trabalhos escolares, provas para concursos e trabalhos escolares em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here