CIANOSE

0
2153
DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

A cianose corresponde a uma cor azulada da pele e das mucosas, causada pela presença no sangue de uma elevada quantidade de hemoglobina reduzida, isto é, não saturada de oxigénio, mas conjugada com anidrido carbónico.

A cianose pode aparecer uniformemente distribuída por todo o corpo, mas geralmente é mais evidente nas extremidades, nos lábios, no nariz, nas bochechas e nos pavilhões auriculares.

Aparece quando a quantidade de hemoglobina reduzida no sangue capilar é superior a 5 g % (a concentração normal é de 2,5 g %). Pode ser causada por malformações cardíacas congénitas, frequentemente acompanhadas por crises de asfixia, hipocratismo digital e unhas em vidro, e por doenças adquiridas, sobretudo as dos aparelhos respiratório e cardiocirculatório.

Assim, podem causar a cianose:

– Factores pulmonares, representados por todas as causas que impedem a oxigenação normal do sangue nos capilares alveolares, isto é, pelas doenças graves do aparelho respiratório, como a asma, o enfisema, a fibrose pulmonar, etc;

– Factores cardiocirculatórios, que se dividem em factores cardíacos puros e periféricos.

– Factores tóxicos, representados pela presença de sulfo-hemoglobina e de meta-hemoglobina no sangue, em consequência da destruição, no organismo, de algumas sulfamidas, de alguns derivados de anilina, do nitrito de amido e do hidrogénio sulfurado.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCEFALEIA
Próximo artigoLARINGITE
Marcelo é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação PHP, Banco de Dados SQL Server e MySQL, Bootstrap, Wordpress. Nos tempos livres escreve nos sites trabalhosescolares.net sobre biografias, trabalhos escolares, provas para concursos e trabalhos escolares em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here