COLITE

0
2070
DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

A Colite é um processo inflamatório agudo ou crónico da mucosa do cólon.

As formas agudas e quase todas as crónicas raramente se limitam a este segmento do intestino, associando-se habitualmente a um processo inflamatório análogo do intestino delgado.

As colites podem dividir-se em dois tipos:

específicas – de etiologia bacteriana, parasitária, tóxica exógena ou endógena, tuberculosa, sifilítica ou sintomática;
inespecíficas – de causa mal definida (erros dietéticos, insuficiências digestivas, carências vitamínicas, uso de fármacos irritantes para a mucosa intestinal, etc…).

Certas colites crónicas constituem, por si próprias, entidades anátomo-clínicas com etiologia múltipla e complexa: classificam-se em primitivas, quando surgem primariamente sem uma causa geral determinante, e secundárias, sequelas de determinadas infecções.

Os sintomas são, essencialmente, a dor e as alterações do trânsito intestinal, acompanhados de sintomas gerais como febrícula, insónia ou depressão, cefaleia ou falta de apetite.

A dor assume ora o carácter de cãibra, ora o de tensão dolorosa abdominal difusa, e por vezes o de cólica com emissão de fezes semilíquidas ou líquidas.

Como já se referiu, são constantes as alterações do trânsito intestinal: períodos de diarreia, alterados com períodos de obstipação rebelde: as fezes raramente são sólidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here