22.1 C
Sorocaba
quarta-feira, abril 17, 2024

COLITE

A Colite é um processo inflamatório agudo ou crónico da mucosa do cólon.

As formas agudas e quase todas as crónicas raramente se limitam a este segmento do intestino, associando-se habitualmente a um processo inflamatório análogo do intestino delgado.

As colites podem dividir-se em dois tipos:

específicas – de etiologia bacteriana, parasitária, tóxica exógena ou endógena, tuberculosa, sifilítica ou sintomática;
inespecíficas – de causa mal definida (erros dietéticos, insuficiências digestivas, carências vitamínicas, uso de fármacos irritantes para a mucosa intestinal, etc…).

Certas colites crónicas constituem, por si próprias, entidades anátomo-clínicas com etiologia múltipla e complexa: classificam-se em primitivas, quando surgem primariamente sem uma causa geral determinante, e secundárias, sequelas de determinadas infecções.

Os sintomas são, essencialmente, a dor e as alterações do trânsito intestinal, acompanhados de sintomas gerais como febrícula, insónia ou depressão, cefaleia ou falta de apetite.

A dor assume ora o carácter de cãibra, ora o de tensão dolorosa abdominal difusa, e por vezes o de cólica com emissão de fezes semilíquidas ou líquidas.

Como já se referiu, são constantes as alterações do trânsito intestinal: períodos de diarreia, alterados com períodos de obstipação rebelde: as fezes raramente são sólidas.

Outros trabalhos relacionados

MECANISMOS DA ALERGIA

As proteínas, os ácidos nucléicos, alguns polissacarídeos e outras moléculas de grande peso molecular (macromoléculas), oferecem, devido à sua grande complexidade, uma enorme variedade...

CÂNCER INFANTIL (PARTICULARIDADES)

O progresso no desenvolvimento do tratamento do câncer na infância foi espetacular nas últimas 4 décadas. Atualmente, 70% das crianças acometidas de câncer podem...

HISTÓRIA DOS ESTERÓIDES ANABOLIZANTES

Autor: Leonardo de Souza Melo Os esteróides são substâncias que já vem sendo usadas por muitos anos. Quando vencer era importante, atletas só se preocupavam em...

QUALIDADE DE VIDA NOS IDOSOS 2/2

Essa é a segunda parte. Para ver a primeira parte clique aqui COMPROMETIMENTO FUNCIONAL Por outro lado, apesar da relevância indiscutível dos programas educacionais, culturais e...