23.9 C
Sorocaba
quinta-feira, março 28, 2024

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Como muito bem definiu Peter Drucker, sociedade pos-Capitalista, estamos vivendo a Era do conhecimento e da Economia da Informação. Hoje o profissional agrega valor a si mesmo através da aquisição constante e renovada de informação. Ficou para trás período em que o trabalho físico predomina sobre o intelectual. Na atualidade, a disposição para aprender e se aperfeiçoar continuamente significam uma questão de sobrevivência profissional e organizacional. Isso provoca mudanças que em todas as estruturas existentes no mundo, principalmente naquelas querem se tornar mais competitivas. O que parecem complexo e muito complicado pode ser resolvido por um ato extremamente humano, designado pela palavra ‘‘dialogo’’, derivada do grego dilá ‘‘através de’’, logos “palavra”. Etimologicamente pessoas ou mais pessoas, entidades, instituições, povos e nações; falar alternadamente; conversar; travar ou manter entendimento com vista á solução de problemas comuns; trocar experiências e pontos de vista diferentes; ou seja, basicamente, diálogo significa comunicar- se para viver bem.

Imagem Institucional

A comunicação deixou de ser um meio para ser como ferramenta estratégica de resultados das empresas e corporações, na Europa, há pelos menos dez anos. A União Européia incluiu no seu board a área de comunicação, que se reporta diretamente ao presidente. Hoje, a sobrevivência as empresas e de qualquer outro empreendimento organizacional depende muito da capacidade de assimilar novas informações, da agilidade ao responder aos desafios do mercado e da sua flexibilidade em adaptar-se às constantes mudanças econômicas, tecnológicas e sociais.

Sua Excelência, o cliente

No cenário de internacionalização da economia, que destaca o papel do clinte-consumidor, crescentemente mais exigente, a comunicação empresarial e o Constant aperfeiçoamento dos recursos humanos passam a exercer função básica na moderna gestão empresarial. Diante desse quadro, o novo papel despenhado pela comunicação empresarial contribui para a concretização das metas de sobrevivência das empresas. O cliente e seu direito de informação
O acesso a informação objetiva, clara e precisa sobre o produto colocado no mercado ou sobre o serviço oferecido, suas características, qualidades e riscos, dentre outros, constitui direito básico e principio fundamental do consumidor.
O Publico que se dane!

A empresa deve investir em comunicação para ser bem informada e bem informar a opinião publica especifico sobre tudo o que envolve a sua atuação, seus produtos e serviços. A abertura para comunicação –falar e ouvir – dede estar incorporada à cultura da empresa. Não podemos nunca esquecer que a comunicação é um processo social básico e a informação é o seu principal elemento. Atualmente, uma empresa Poe divulga o que quer por meio da propaganda. Porem, a cidadania empresarial recomenda que ela informe o que é importante pra seus clientes e à sociedade de um modo geral.

O DIREITO À NFORMAÇÃO É ASSEGURARADO A TODOS OS CIDADÃOS PELA CONTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA

Titulo VIII – Capítulo V DA COMUNICACAO SOCIAL

Art.220 – A manifestação do pensamento, a criação, a expressão, a informação, sob qualquer forma, processo ou veiculo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta constituição. Art.221- A produção e a programação das empresas das emissoras de radio e televisão atenderão aos seguintes: I – preferência a finalidade educativas, artísticas, culturais e informativas; II – promoção a cultura nacional e regional etc. III – regionalização da produção cultura etc. IV – respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família. Art. 222 – A prioridade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais dez anos, aos quais caberá a responsabilidade por sua ad
ministração e orientação intelectual.Art.223 – Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens , observando o principio da complementaridade dos sistemas privado publico e estatal.

Art.224- O congresso nacional instituirá como órgão auxiliar, conselho de comunicação social, na forma da lei.

O cliente precisa ser visto como um consultor, alguém que pode orientá-lo na árdua tarefa de oferecer serviços cada vez melhores . O serviço ao cliente deve ser um relacionamento, não uma transação comercial. A empresa só vai receber ensinamento úteis de seus clientes se eles sentirem da parte da empresa um real interesse em criar uma parceira.

Estudos demonstram que, para a maioria das pessoas, a qualidade dos serviços é pelo menos 80% mais importante do que seu preço, por isso consumidores estão dispostos a pagar 9 e 16% a mais por serviços e qualidade.

Comunicação na Empresa

A comunicação Empresarial é subdividida em:

Comunicação Interna- Direcionadas a funcionários e colaboradores diretamente vinculados à empresa.

Comunicação Externa- relacionada a clientes consumidores, fornecedores,acionistas, empresas concorrentes,sociedade, mídia,etc.

Comunicação de Imprensa- Funciona integrada ao processo de comunicação Externa da Empresa e cuida do fluxo de noticias e informações da empresa pra mídia.

Comunicação Interpessoal- realiza-se por meio da comunicação direta co uma ou mais pessoas.

Comunicação Inter funcional- realiza-se quando uma área,divisão, unidade ou departamento se relacionam com outro para transmissão de dados ou troca de informação.

Comunicação Informal- Quando as vias formais de comunicação da empresa não atendem a demanda por informação de seu publico interno.

A comunicação passou a fazer parte do próprio negocio, agregando valores a produtos e serviços. A empresa moderna necessita estar presente junto a seus públicos, seja para divulgar o que produz, Omo para fortalecer a sua imagem e firmar a sua marca no mercado.

Fluxo de Comunicação

A empresa transparente esta, por principio aberta ao dialogo, isso esta expresso em sua capacidade e empenho tanto em falar quanto em ouvir, estabelecendo canais permanentes com os seus públicos internos e externos.

O fluxo de informações na empresa é fundamental para a intensificação do inter relacionamento entre as partes da organização. Sem eles no lugar de movimentação estratégicas e eficazes, teríamos apenas a tentativa frustrada de um empreendimento estagnado.

Comunicar é obrigação de todos

A boa comunicação interpessoal numa empresa é reflexo de um bom clima de trabalho (empresa feliz/pessoas felizes/bons resultados), empresa feliz não é um mito, mas uma realidade que cada um de nos podemos construir, mantendo bons relacionamentos no nosso dia-dia de trabalho.

A comunicação exercida entre uma ou mais pessoas reflete a cultura e os valores da empresa. Uma informação mal transmitida pode gerar boatos e gerar distorções altamente comprometedores para a produtividade da empresa. Porem se a empresa possui uma política de transparência e de comunicação , os profissionais se sentirão mais a vontade para transmitir e receber informações formais e informais.

Petrobras, Natura, C & A, Xerox, são algumas empresas que possuem uma boa política de comunicação social.

Outros trabalhos relacionados

Marketing 3

Autoria: Jonas Kasper Introdução As Técnicas mercadológicas adquiriram tal abrangência no mundo contemporâneo que são utilizados, em qualquer sistema econômico social, tanto por empresa comerciais como...

Teoria da Imputação Objetiva

1. INTRÓITO Um dos mais instigantes e polêmicos dentre os novos temas do direito penal moderno é indubitavelmente a teoria da imputação objetiva, que consiste...

Virando a Própria Mesa

Autoria: Samuel B. Introdução Este trabalho tem como objetivo analisar a experiência vivida pelo autor, Ricardo Semler, em frente a uma empresa familiar fundada por seu...

Marketing de Serviços

Autoria: Renato Dias Ribeiro Uma das principais tendências no mundo dos negócios nos últimos anos é o crescimento sensacional dos serviços. Hoje. a prestação de...