CONHECIMENTO FILOSÓFICO

0
2050
DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

Conhecimento Filosófico

É o conhecimento que baseia-se no filosofar, na interrogação como instrumento para decifrar elementos imperceptíveis aos sentidos, é uma busca partindo do material para o universal, exige um método racional, diferente do método experimental(científico) , levando em conta os diferentes objetos de estudo.

O objeto de análise da filosofia são idéias, relações conceptuais, exigências lógicas que não são redutíveis a realidades materiais e, por essa razão, não são passíveis de observação sensorial direta ou indireta( por instrumentos), como a que é exigida pelo conhecimento científico.

Hoje, os filósofos, além das questões metafísicas tradicionais, formulam novas questões como: A maquina substituirá quase totalmente o homem? A clonagem humana será uma prática aceita universalmente? O conhecimento tecnológico é um benefício para o homem? Quando chegará a vez do combate à fome e à miséria? Etc.

A filosofia é o ato de pensar com crítica, a reflexão filosofia ao contrário da científica, deve ser radical, rigorosa e de conjunto, ou seja, deve se observar a origem, a coerência e a visão de conjunto, não devendo partir de atitudes descrentes.

Desde muito tempo as relações humanas vem trazendo novos conhecimentos para as futuras gerações e para si próprias.

Se olharmos o século XX, veremos quantas novidades em todos os campos do conhecimento tivemos. Mas ao mesmo tempo temos uma forte contradição: se tanta coisa “mudou”, então porque a miséria ,a fome, a guerra, a exploração estão piores do que nunca?

Alguns poderiam dizer que o conhecimento, a filosofia, a ciência, o saber são os culpados. Mas não é bem assim. Poderíamos culpar Santos Dumont por aviões serem usados como instrumento de guerra? Ou Newton e Galileu pelos mísseis destrutivos das potências militares? É óbvio que não.

O conhecimento nos dá poder sobre o mundo, pois conhecendo-o, podemos transformá-lo; tanto para o bem da humanidade e natureza quanto para a destruição dos mesmos.

Mas o conhecimento (especialmente o filosófico) serviu para questionar o poder e para servir a humanidade também.

Assim conclui-se que compreende-se como conhecimento filosófico, o resultado da reflexão sobre a realidade; seja no nível da práxis (relacionada com eventos históricos, sociais, políticos econômicos); seja no nível de teoria (representação rigorosa através das ciências dessa mesma práxis). O conhecimento filosófico deve consistir na articulação com teorias sobre o homem, a sociedade e a técnica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here