DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

Contabilidade comercial è o campo da contabilidade que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no capital das empresas comerciais, mediante registro, demonstração expositiva e revelação desses fatos, com a finalidade de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da atividade comercial.

A atividade que caracteriza o mercado comercial é a compra e venda de mercadorias, sem transformação visando à finalidade lucrativa.

Os agentes do comércio são pessoas que exercem a prática de atos comerciais que caracterizam a atividade comercial, ou mercantil.

Para que uma sociedade possa ser considerada mercantil, deve possuir quatro requisitos essenciais:

1) Reunir duas ou mais pessoas, civilmente capazes.

2) Possuir capital – os sócios devem contribuir com bens ou serviços que formarão um fundo comum, a que denominamos capital.

3) destinar o patrimônio social à exploração do comércio.

4) Distribuir entre os sócios os resultados econômicos obtidos sejam lucros ou prejuízos.

As sociedades são classificadas em sociedades de direito e sociedades de fato.

Sociedades de direito são as que elaboram seu contrato social e o registram na repartição competente, que é a Junta Comercial.

Sociedades de fato são aquelas que, embora reconhecidas por lei, não possuem contrato social.

Existem as sociedades de responsabilidade limitada, ilimitada e mista.

As limitadas são aquelas em que os sócios são responsáveis apenas pelo valor do capital social, já os de responsabilidade ilimitada os sócios se responsabilizam pelo pagamento das obrigações sociais com o total de seus bens. As sociedades mistas são compostas por sócios de responsabilidade limitada e por sócios de responsabilidade ilimitada. Como o caso das sociedades de comandita.

Temos ainda as sociedades de pessoas, de capital e mista.

A sociedade de pessoas prepondera, para seu crédito, depende se seus sócios forem pessoas idôneas, a sociedade gozará de bom conceito.

Nas sociedades de capital, o que conta não é a idoneidade ou personalidade dos sócios, mas o valor do seu capital.

Os sócios das empresas de pessoas são sempre de responsabilidade ilimitada, já os de sociedades de capital são de responsabilidade limitada.

Nas sociedades mistas, o que lhes dá projeção econômica são seu capital e a idoneidade de seus sócios.

Gestão da empresa comercial

A gestão da empresa comercial se dá pela decorrência de suas atividades e na consecução de seus objetivos, sendo fatos contábeis ou simplesmente atos administrativos.

Existem dois aspectos da gestão:

1. Puramente administrativo abrangendo os atos da administração sem refletir diretamente no patrimônio;

2. Econômico, abrangendo os fenômenos que modificam o patrimônio e que levam a empresa a alcançar seu objetivo, que é o lucro.

Toda atividade econômica apresenta um custo, produz um ingresso (receita decorrente da atividade), resultando em lucro ou prejuízo.

O custo é preso pago para se obter um bem ou serviço.

Os gastos com manutenção e o funcionamento da empresa constituem parte do custo. Nas empresas os gastos são chamados de despesas, apenas os gastos que representam consumo de bens ou serviços é que são incorporados ao custo.

Quando a empresa efetua certas despesas, não deverá considerar imediatamente como gastos, deverá analisar a destinação dos bens ou serviços adquiridos, antes de incorporá-los.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorARTE DA GUERRA
Próximo artigoA INDEPENDENCIA DO BRASIL

Marcelo é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação PHP, Banco de Dados SQL Server e MySQL, Bootstrap, Wordpress. Nos tempos livres escreve nos sites trabalhosescolares.net sobre biografias, trabalhos escolares, provas para concursos e trabalhos escolares em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here