21.1 C
Sorocaba
quinta-feira, abril 18, 2024

CONTRATO DE APRENDIZAGEM DE MENOR

CONTRATO DE APRENDIZAGEM DE MENOR

(de acordo com a Lei 11.180/2005 – conversão da MP 251/2005, e, regulamentada pelo Decreto 5.598/2005)

(papel timbrado da empresa)

Entre ……………………. estabelecida nesta … à Rua … nº … cidade ………….. estado…….., CNPJ ……………….. aqui denominada empregadora e o (a) menor ………….. (nome) endereço ………………… aqui denominado(a) empregado(a) devidamente assistido(a), neste ato, por seu responsável legal, Sr.(a)………, RG…………., fica justo e combinado o presente contrato de trabalho, o qual se regerá pelas cláusulas seguintes:

1. A empregadora admite o empregado(a) acima citado(a) aos seus serviços, obrigando-se a submetê-lo(a) a formação técnico-profissional metódica na função de …, mediante 1 (um) salário mínimo/hora, equivalente, nesta data, a R$ ………/hora, observado o que se dispuser em convenção coletiva.

2. A aprendizagem será ministrada no local de trabalho à rua … nº …, sede da empregadora, e não ultrapassará o prazo de ………… (até 2 anos, conforme art. 428, § 3º, da CLT).

3. A existência do presente contrato será anotada na CTPS do menor, nos termos do art. 428, parágrafo 1, da CLT.

4. O(a) empregado(a) se obriga a cumprir com exatidão o horário de trabalho, a executar com lealdade suas funções, obedecendo às instruções e normas internas da empregadora, comprometendo-se, principalmente, a seguir o regime de aprendizagem que for estabelecido, buscando o máximo de aproveitamento.

5. A aprendizagem se desenvolverá em duas fases, sendo a primeira em Unidade de formação profissional que estiver matriculado e a segunda sob forma de estágio de prática profissional, no estabelecimento do empregador, não ultrapassando o prazo de 2 (dois) anos, fixados no art. 428, § 3º, da CLT, podendo as respectivas fases serem concomitantes.

6. O empregado se obriga a exibir ao empregador, sempre que lhe for solicitado, o documento emitido pela Unidade de formação profissional que estiver matriculado que comprove sua freqüência às aulas e registre seu aproveitamento escolar, bem como os respectivos comprovantes de matrícula e freqüência no ensino fundamental, ou prova de sua conclusão.

7. Sempre que o empregado deixar de comparecer às aulas de ensino profissional ou ao estágio prático, sofrerá desconto do salário.

8. No recesso escolar, o empregado prestará serviços no estabelecimento do empregador, se este determinar, dentro das funções pertinentes à sua formação, ressalvadas as férias.

9. O empregado se obriga a participar das aulas e demais atos escolares, cumprindo o regimento da Unidade de formação profissional que estiver matriculado e obedecendo as normas do estabelecimento do empregador, bem como matricular-se e freqüentar o ensino fundamental, caso não o tenha concluído.

10. Este contrato extinguir-se-á no seu termo ou quando o aprendiz completar 24 (vinte e quatro), ou ainda antecipadamente nas seguintes hipóteses:
I – desempenho insuficiente ou inadaptação do aprendiz;
II – falta disciplinar grave;
III – ausência injustificada á escola que implique perda de ano letivo; ou
IV – a pedido do aprendiz.

Nota: Observar que a idade máxima referida não se aplica ao aprendiz com deficiência.

E, por estarem assim de pleno acordo, assinam o presente contrato em 4 vias de igual teor, na presença de duas testemunhas, abaixo assinadas.

(local e data)

(carimbo e assinatura da empresa)

(assinatura do aprendiz)

(assinatura do responsável pelo menor)

(testemunhas)

Outros trabalhos relacionados

Cantigas de Amor

As cantigas de amor possuem vassalagem amorosa por parte do trovador, que na maioria dos casos fazia sempre estas “Poesias Cantadas” na mulher comprometida...

DINÂMICA DE COLABORAÇÃO EM EQUIPE

Material: Gravador. CD com músicas bem animadas. Duas argolas com fitas de elástico de 60 cm cada. Um alvo. Objetivo: Integração. Promover maior descontração. Exercitar a colaboração e o...

CARNAVAL – É OU NÃO FERIADO?

CARNAVAL – É OU NÃO FERIADO ? FOLGA AUTOMÁTICA PODE GERAR ALTERAÇÃO CONTRATUAL ? ALTERAR JORNADA DE TRABALHO NA QUARTA FEIRA DE CINZAS PODE? Muita controvérsia tem...

DIREITO DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO 1. INTRODUÇÃO A maior parte dos direitos dos trabalhadores, também chamados "direitos sociais", foram conquistados durante o século XX, em épocas favoráveis às...