DIA DO ATLETA PROFISSIONAL

763

Dia do atleta profissional. Ser um atleta, não é uma tarefa das mais fáceis. Além de talento, é preciso também dedicação e persistência, para a dura rotina de treinamento.

HISTÓRIA DO ATLETA PROFISSIONAL

Desde os tempos primitivos o homem tinha que se defender dos animais para garantir sua sobrevivência, motivo pelo qual aprendeu a saltar, correr e jogar (arremessar) objetos.

Além disso, sua sobrevivência dependia de que o mesmo superasse seus limites, pois os alimentos não eram facilmente encontrados. Encontrava frutas, mas não tinha apetrechos para apanhá-las dos galhos mais altos, tinha que correr para conseguir matar um animal que lhe fornecesse carne.

Os primeiros registros de atletas apareceram nas primitivas civilizações do Egito e da Mesopotâmia, por volta dos três mil anos antes de Cristo.

A Grécia foi a grande precursora dos jogos, estando os mesmos registrados no ano de 776 A.C, realizados na cidade de Olímpia. Na época não existiam atletas, os grandes heróis eram os soldados, que se arriscavam nas conquistas. Mas ao longo dos anos os jogos deixaram de existir, pois não eram de grande interesse para os povos da época.

Em 1896, na era moderna, o barão Pierre de Coubertin resgatou os jogos olímpicos, que foram ganhando novos adeptos e maior importância para os povos de todo o mundo, principalmente no sentido de demonstração de saúde e beleza física.

Os ideais de limites do corpo humano foram sendo superados, a cada rodada esportiva os recordes eram ultrapassados, mostrando que o homem conseguia vencer grandes obstáculos através da velocidade, da resistência e da força.

O dia do atleta profissional é comemorado em 10 de fevereiro. O título de profissionalismo foi conquistado através de muita luta, vindo a consolidar-se a partir de 24 de março de 1998, através da Lei nº 9.615.

Muitas empresas particulares apoiam os esportistas, cuidando dos patrocínios, e dos salários para mantê-los. Porém, isso não é suficiente, pois vários atletas não conseguem outras formas para se sustentar, acabando por desistir da área esportiva, uma pena que isso aconteça, pois, as grandes nações que se destacam nas conquistas de medalhas investem nos atletas, desde as gerações mais novas, a partir dos três anos de idade.

DIA DO ATLETA PROFISSIONAL

Vale destacar que a prática constante de esportes, além de proporcionar o sucesso profissional desses atletas, representa qualidade de vida. Estudos comprovam que pessoas sedentárias vivem menos que aquelas que praticam exercícios físicos. A prática de esportes está relacionada com a diminuição de problemas de saúde, tais como artrite, obesidade, diabetes, osteoporose, pressão alta e infartos, melhora no humor e no sono e diminuição de estresse. Além disso, pode estabelecer e fortalecer valores tais como o respeito, persistência e espírito de equipe.

Para quem deseja seguir carreira no esporte, é fundamental conhecer a atividade que se deseja realizar e todos os obstáculos que podem surgir durante a caminhada. É importante estar preparado para lidar com a pressão e reconhecer as derrotas como uma forma de aprendizado.

Existem momentos em que ainda é preciso correr riscos, dar passos loucos.

Ao profissionalizar-se, o atleta profissional pode participar de competições regionais, estaduais e até mesmo participar de eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo.  Para chegar ao nível profissional, o atleta deve treinar bastante, ter uma vida regrada.

Algumas pessoas afirmam que gostariam de ser um grande atleta e realmente possuem potencial para tal feito, porém, muitas vezes, não possuem condição de realizar seu grande sonho. As viagens constantes, equipamentos caros e a necessidade de um grande período de dedicação fazem com que muitos desistam desse sonho. Outras vezes, os futuros atletas profissionais não se dedicam o bastante e esquecem que o treinamento é a chave para o aperfeiçoamento e, consequentemente, para o sucesso em qualquer atividade.

Sendo assim, todos que desejam ser atletas profissionais devem estar cientes de que é necessário investir. Quando falamos em investir, não estamos apenas citando a questão financeira, estamos falando de investir tempo em treinos e na busca constante de melhores resultados. Também é importante investir na saúde, cuidando sempre da alimentação e nunca fazendo uso de substâncias consideradas como doping.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA