DICAS DE COMO CUIDAR DE SEU CÃO

0
1985
DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

Banhos “secos”

Para dias frios ou para filhotes que ainda não podem tomar banho, duas soluções:
Misture 1 xic. café de vinagre (o de maçã é o melhor), 1 xic. de café de álcool e 1 litro de água. Molhe um pano nesta mistura, torça e passe no cão. Depois seque bem com uma toalha ou secador de cabelos (cuidado para não queimar, mantenha-o em uma distância rasoável do cão).
Borrife bastante maisena no cão, espalhe penteie com pente fino (aquele para piolho). Para retirar a maisena use um secador de cabelos ou passe uma escova. Para finalizar passe uma toalha.
Dicas de Gilsa (mistura com vinagre) e Kleusa (maisena)

Se seu cão tem pavor de fogos de artifício…

Alguns cães ficam completamente desesperados em época de festas e em dia de jogos de futebol por causa dos fogos de artifícios que os seres humanos tanto gostam. Para amenisar o problema, mande fazer em uma farmácia homeopática de confiança: Borax 60 CH – X / 5ml.
Dar de uma vez só o conteúdo todo do frasco, longe da hora da comida, umas 5 à 6 horas antes do foguetório. Como a validade é de pouco tempo, você pode optar preparação pó e misturar a água mineral no momento de dar o remédio ao cão.
Este remédio não age como calmante, inclusive nem faz dormir, somente como os remédios de homeopatia tem a capacidade de mexer no comportamento, esse remédio é direcionado para esse tipo de barulho, ou seja, ele “convence” o animal a não se estressar tanto com esse tipo de barulho, o torna menos sensível a esse tipo de barulho.
Retirado de mensagem enviada a lista Vira-lata por Neísa T. Lourenço – Médica Veterinária Homeopata

Para tirar manchas de xixi de carpetes e tapetes

Retirar o excesso de xixi com papel absorvente, pôr um pouco de vinagre branco. Pôr maisena em cima da mancha e esperar secar por 3 ou 4 horas. Retirar com aspirador de pó.
Enviado por Raquel da Fonseca Duarte – extraído do programa “Conhecendo meu mascote”, Canal Animal Planet da TV por assinatura

Soluções caseiras para eliminar o cheiro de “banheiro”…

Misturar alcool e vinagre em partes iguais e esfregar no local. Melhor colocar a solução em um pulverizador e aplicar sobre o xixi.
Para áreas ventiladas tipo pátio, varanda, também pode-se pulverizar água sanitaria diluida em um pouco de água sobre o local do “crime”.
Enviado por Vânia Rosenthal

Um shampoo natural contra carrapatos e sarna…

Flores e folhas de Tabaco;
Flores e folhas de Alamanda;
Folhas e raiz de Tinhorão;
Folhas de Eucalipto;
Folhas de Santa Maria;
Gel de Babosa (solta as cascas e raspa o gel);
Folha de Pita;
sulfrax (comprar em farmácia de manipulação).
Picar as flores, folhas e raiz e pilar (no pilão).
Picar a Pita e cozinhar com água. Desligar o fogo e coloca as flores, folhas e raiz piladas. Deixar descançar por 12 horas.
Filtrar com coador de pano (tirando bem o sumo).
Preparar o shampoo: 70% do extrato de ervas + 30% de sulfrax (comprar em farmácia de manipulação).
Enviado por Silvia Dunlop – extraído da entrevista dada por Marli Karan ao Canal Rural no dia 28/03/97.

A primeira noite de meu cão, como faço para que ele não chore?

Forre a caminha com um pano que tenha ficado alguns dias com a mãe dele, uma bolsa de água quente envolta em uma toalha e um relógio que faça tique-taque enrolado numa toalha.Ele irá dormir,certo de sentir o calor e ouvir o coração da “mamãe-cadela”.
Enviado por Virginia – extraído da revista Criativa, Outubro 1998

Como deixar seu totó sozinho em casa sem se sentir culpado?

Deixar um espelho na área em que jovens animais brincam. Isso além de ser divertido para o cachorro ajuda no processo de socialização do mesmo;
Escolher brinquedos que estimulam ação, movimentam o animal,como bolas pesadas, brinquedos de ossos em diferentes formatos e texturas;
Faça um rodízio de brinquedos, assim eles sempre parecerão novos;
Considere um segundo animal, se você deixa seu cachorro muito sozinho por um longo tempo. Cachorros são animais que precisam de companhia;
Deixe o rádio ou a televisão ligados enquanto você está fora, para manter seu cachorro em companhia;
Instale uma”doggie door” (aquelas pontinhas americanas), dessa forma seu cachorro terá acesso ao jardim e à casa;
Esteja certo de que seu cachorro de apartamento tem acesso a uma janela ou sacada, assim ele pode ver o lado de fora. Mas cuide para que não haja riscos do cão cair da janela!

Para tirar o cheiro de “banheiro”?

99% dos desinfetantes não tiram o cheiro do xixi e cocô do cachorro, eles simplesmente encobrem o cheiro. Encobrem pra gente, pois os caninos continuam sentindo o cheirinho de banheiro lá no lugar e por isso eles sempre voltam no mesmo lugar.
O que é preciso é usar um produto especial, importado, que possui uma enzima que destrói as bactérias que causam o odor das caquinhas. Escolha entre:

Stain and Odor Remover, da Nature’s Miracle
Stain and Odor Remover, da Simple Solution
Odor Killer, da Four Paws
O produto deve ser aplicado direto no lugar onde tem o cheiro (se for tapete ou lugar absorvente é bom passar um papel toalha antes para absorver primeiro o xixi), sem diluir, e deve ficar lá secando sozinho. Não esqueça de testar antes para saber se o produto não estragará o tecido.
Para pisos, usar um borrifador de plantas para aplicar o produto é melhor. Além de fazer uma camada mais uniforme e menos “empapada”, economiza consideravelmente.

Pêlos embaraçados?

Soft & Silky da Four Paws.

As moscas não deixam seu cachorro em paz?

Mantenha o cão e o local limpos
Passe uma vez ao dia a mistura de 1 parte de óleo mineral e 1 parte de essência de citronela (é encontrada em farmácias homeopáticas) no pêlo do cão

Mas as moscas estão só nas orelhas…

A limpeza é fundamental, tanto do cão quanto do lugar onde ele fica.
Experimente passar na orelha a mistura de extrato ou essência de eucalipto (ou essência de citronela) e vaselina líquida ou óleo mineral diariamente. Mas cuidado com excessos para não amolecer a pele da orelha.

Vamos fazer a toalete?

Alise o pêlo e desfaça o emaranhado com um pente de dentes largos
Escove com um pente fino todo o cão
Escove de acordo com a raça, seguindo as correntes do pêlo
Corte com tesoura os pêlos ao redor dos olhos, genitais e ânus (tosa higiênica)
Diminua a pelagem com uma tesoura de desbastar, se preciso
Lave o cão, use shampoo neutro e condicionador, tomando cuidado com os ouvidos
Seque o cão com o secador não muito quente, escovando-o sempre
De uma escovada final, e se possível um retoque

Ele pegou carrapato!

Resista à tentação de simplesmente arrancar o carrapato pois, uma parte dele pode permanecer na pele e infeccionar o local. De preferência, utilize algodão embebido em álcool, cânfora ou éter e aperte-o contra o carrapato. Assim como nos humanos, estas substâncias podem entorpecer o carrapato e ele “desmaia”, facilitando a sua retirada.

Como eu limpo o cantinho do olho?

Quando for uma sujeirinha normal, você pode usar um algodão embebido em água boricada ou soro fisiológico, passado delicadamente.
Nos casos de conjuntivite, leve o cão ao veterinário.

Meu cachorro está com o pêlo feio, o que eu faço?

Se o veterinário eliminou causas clínicas você pode tentar:
Uma ração de qualidade. Contendo vitamina A, ácido linoleico, ácido araquidônico e pantetenato de cálcio.
Para os pêlos não quebrarem escove-os com a pelagem úmida, orvalhada por um spray d’água.
Dê banho com a freqüencia adequada ao tipo de pelagem.
Evite pisos ásperos, parasitas internos e externos.
Na época da troca de pêlos, levedura de cerveja é uma boa aliada. A dose varia de acordo com fatores individuais recomendando-se, portanto, que seja prescrita pelo veterinário.

Ele não para de roer o pé da mesa!

Exercite bem o cão. Faça com que ele gaste energia.
De ossos grandes para ele roer, ossos de ave e porco não são recomendados.
Faça o malandrinho cheirar um pouco de spray desodorante de ambientes, ele vai detestar! Depois pulverise o local que ele costuma roer com o mesmo spray.

O cachorro está com prisão de ventre

Primeiro é melhor identificar a causa. Normalmente se deve a alimentação muito seca, com ossos em excesso.
O azeite de oliva ajuda a soltar o intestino bastando apenas uma colher para fazer efeito. De chá para os cães menores, de sobremesa para os médios e de sopa para os grandes.
Faça um tratamento de um dia colocando 3 a 4 compressas quentes na barriga dele, durante o período, e fazendo passagens locais com movimentos no sentido da barriga para a cauda, para ajudar a movimentação intestinal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here