DIFERENÇAS ENTRE MACROECONOMIA E MICROECONOMIA

4332

ABORDAGEM

Macroeconomia: Aborda os aspectos gerais, começando com o topo da economia: o governo. Essa abordagem se segue até o consumidor, tentando relatar efeitos e padrões da economia para desenvolver teorias.
Microeconomia: Aborda as bases. Com essa abordagem, os consumidores são estudados primeiro, depois a informação é analisada e trabalhada por toda a economia.

DECISÕES:

Macroeconomia: Vê a imagem geral da economia, se focando nas decisões do país e do governo.
Microeconomia: É um tipo de estudo que se foca em decisões individuais e de negócios, analisa pequenos segmentos e tenta determinar teorias para explicá-los.

BENS E SERVIÇOS:

Macroeconomia: Se foca na economia como um todo, não procura fornecimento e demanda, mas em problemas maiores que controlam os gastos dos consumidores como desemprego, renda nacional e taxa de crescimento populacional.
Microeconomia: Usa teorias para explicar porquê os consumidores compram e reservam recursos para certos bens e serviços. Este estudo se foca no fornecimento, demanda e efeito dos preços.

Resumindo:

A Macroeconomia estuda a teoria do fornecimento e demanda e fatores de produção.
Exemplo: Estuda as indústrias de carro como um todo, faz uma análise para determinar porque a produção está subindo ou baixando, estuda as taxas de inflação e renda média para determinar o efeito que essas coisas têm sobre a produção de veículos.

A Microeconomia é o estudo das escolhas dos indivíduos e como essas escolhas são decididas, o que motiva os consumidores e os efeitos que elas têm na economia.
Exemplo: Tentam entender o que motiva um consumidor a comprar um certo tipo de carro, determinando fatores motivacionais, que podem incluir o preço da gasolina e a taxa de desemprego. Se o preço da gasolina estiver alto, os consumidores devem evitar comprar carros SUVs. Quando a taxa de desemprego estiver baixa a venda de carros deve aumentar.

Autor:
Marcelo P. Cardoso – Trabalho sobre Ambiente de Negócios para Faculdade Unopar EAD – Ciências Contábeis – 2014/1

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA