FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

3219

Funções Administrativas

Mas o que um administrador faz em uma organização? Como ele exerce a sua função? Essa foi uma das questões que levaram Fayol a definir as funções administrativas, que nada mais são do que os cinco elementos básicos do processo administrativos, utilizados até hoje são eles: planejamento, organização, direção, coordenação e controle.

Com uma visão mais orgânica das organizações e a determinação das funções administrativas, Fayol abriu a possibilidade de se formar administradores e criar o ensino da administração.

Fayol ainda definiu seis grupos de operações que poderiam ser encontrados em toda empresa econômica, assim descritos por Ferreira (2006, p.59 grifo nosso)

Função técnica – constituída pelas atividades diretamente relacionadas à produção. De acordo com Fayol, o número, a variedade e a importância das operações e as circunstâncias em que são executadas dão à função técnica uma grande importância, muitas vezes em detrimento das demais atividades. Fazia-se necessário, assim, o estabelecimento de um maior equilíbrio entre essas e outras funções.

Função comercial – envolve as atividades relacionadas com a compra, a venda e a permuta de produtos ou suprimentos. Para Fayol, saber comprar e vender é tão importante quanto saber fabricar bem. Deveria, assim, ser reconhecida a importância do conhecimento do mercado e das forças dos concorrentes, bem como dos fornecedores e das autoridades publicas relacionadas ao estabelecimento de regras comerciais.

Função financeira – é constituída pelas atividades relacionadas à captação e gestão de recursos financeiros. Fayol destaca que uma hábil gestão financeira é indispensável para o sucesso de uma empresa, pois nenhuma melhoria, nenhuma evolução seria possível sem a possibilidade de acumulação de capital ou obtenção de crédito.

Função segurança – envolve as atividades relacionadas à proteção do patrimônio da empresa e de seus trabalhadores, contra roubos, incêndios, inundações e acidentes, bem como contra greves e atentados;

Função contábil – são as atividades relacionadas com os registros contábeis e a produção de documentos como balanços e estatísticas. Segundo Fayol, a contabilidade constitui o órgão de visão das empresas. A ela cabe revelar, a qualquer momento, a posição atual e o rumo que está sendo tomado pelos negócios, por meio da prestação de informações claras, objetivas e precisas sobre a situação econômica da empresa.

Função administrativa – caberia a essa função a integração das outras cinco funções. Para Fayol, nenhuma das outras funções tem a incumbência de formular o programa de ação geral da empresa, de constituir o seu corpo social e coordenar os esforços das diversas áreas e setores. Essa tarefa caberia à função administrativa.

Veja que interessante a função contábil sendo defendida por ele como o órgão de visão da empresa. Essa idéia de Fayol ainda pode ser encontrada até hoje.

Convido você a assistir o vídeo abaixo com o depoimento de Daniel Aguiar – contador de Fortaleza que fala sobre a profissão de contador.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA