GRANDES ENIGMAS

0
1817
DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

De onde vem o arrastar do “s” do sotaque carioca?
As diversas regiões do Brasil receberam diferentes influências lingüístcas – indígenas, africanas, italianas, etc. – conforme o contexto histórico em que se inseriram. No caso do Rio de Janeiro, por ter se tornado a capital no início do século XIX, recebeu uma imensidão de portugueses (na época, 16 mil pessoas, sendo que havia não mais do que 50 mil habitantes no local). Foi então que chegou à cidade o hoje tão característico chiado do “s” (típico também dos portugueses).

No desenho Bobby Pai e Bobby Filho, o que aconteceu com a Bobby Mãe?
A “Bobby mãe” nunca apareceu no desenho. “Às vezes, determinados personagens não interessam para o autor; então, ele simplesmente os ignora”, explica o colecionador Marcelo Alencar. Segundo ele, é muito comum criadores de desenhos animados e histórias em quadrinhos utilizarem tal recurso. Ele lembra, por exemplo, que nos quadrinhos do Pato Donald, houve apenas uma participação da mãe dos seus sobrinhos. Quanto ao pai, nunca foi citado. Da mesma forma, nas histórias do Bobby Pai e Bobby Filho, o personagem mãe, aos olhos do autor, não deve interferir na trama.

O que aconteceu com os parentes de Adolf Hitler após a Segunda Guerra Mundial?
Não se sabe ao certo o destino de todos os parentes de Hitler. Ele teve dois irmãos, Edmund e Paula, e dois meio-irmãos, Alois e Ângela. Alois teve um filho em Liverpool, na Inglaterra, ainda no início do século XX. Este sobrinho, William Patrick Hitler, foi ele mudou seu sobrenome primeiramente para Hiller e, mais tarde, alterou-o novamente ao se casar com uma alemã. William já morreu e três de seus filhos estão hoje vivos e moram em Nova York. Outros sobrinhos-netos de Hitler vivem discretamente na cidade de Linz.

O que significa a sigla PO que aparece nos botões dos elevadores que mantém a porta aberta?
A sigla PO é uma abreviatura de push to open, que significa “aperte para abrir”.

O que significa a sigla R.I.P, usada em caixões e cemitérios estrangeiros?
O R.I.P. presente em cemitérios de alguns países de língua inglesa são as iniciais da frase “Rest in Peace”, que significa descanse em paz. Em inglês, a palavra rip também pode ser um substantivo – denotando fenda ou corredeira de água. Empregada como verbo, rip significa rasgar, cortar ou serrar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here