DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS
HashFlare

Autoria: Ana

Resenha de Filme – “Nos Bastidores da Notícia”

Um filme que faz da velocidade seu ponto central, quer dizer, a velocidade do funcionamento da notícia, e principalmente dos que a fazem. Logo no início do filme o espectador se depara com a origem da vocação daqueles que trabalham com comunicação, como se nascêssemos com um vírus, chamado jornalismo. Se não bastasse isso, ainda dá tempo para que de pano de fundo tenhamos um romance, embora, como a notícia, rápido!

A emoção é destaque. Ela oscila conforme o temperamento de seus personagens, exceto em um, que faz a personagem de âncora, de muita garra, que difere dos demais por não possuir e seguir códigos de ética. Funciona! Deixa claro que é uma profissão muito solidária, que faz de cada conquista um êxito de grupo. Não há escapatória no contágio instantâneo que a obra causa, tanto no expectador que está ligado na área, quanto àquele que optou por entretenimento “made in usa”.

O retrato da busca do risco é representado logo no inicio, com uma reportagem em meio a uma guerrilha armada. Sustenta que uma equipe de televisão, é muito audaciosa em busca de retratar os fatos noticiosos. Mesmo que vez e outra os grandes responsáveis pela notícia não são as estrelas principais, ao menos, para o público deste jornal televisivo. O nome da película faz jus ao nome!

O filme em muitas ocasiões nos faz lembrar da dura tarefa de servir a sociedade, no momento em que seus personagens muitas vezes abrem mão de sua vida particular, em conseqüência de um furo de reportagem. Eles estão ali, quase 24 horas antenados, apaixonados, felizes, por acreditarem no que fazem! É realmente interessante ver, ouvir e sentir a emoção da velocidade de uma redação jornalística, o filme consegue deixa-lo “pregado” do início ao fim, assim como uma boa notícia.

A questão do sensacionalismo, que é tão discutida no meio, fica clara na exibição de uma reportagem armada, sobre estupros, aonde a personagem repórter simula lagrimas para preencher a audiência.

De um lado o interesse econômico, e de outro o amor pela profissão. O veículo condutor desta dialética se resume em corte de pessoal.

O final reserva um “flash” mostrando que a vida segue, e vale a pena fazer aquilo que se ama! Vale mais a pena que uma paixão e um filme cômico, elementos presentes para aqueles que estão trabalhando na área jornalística.

Embora um filme da década de 80, e de lá pra cá a velocidade da notícia cresceu exponencialmente, ele parece bem atual.

E enfim é um filme que merece grande destaque na lista daqueles que retratam a profissão de uma equipe de jornalismo. Indispensável, principalmente àqueles que pretendem, ou ingressaram na profissão!

Ficha Técnica

Título Original: Broadcast News

Gênero: Comédia

Tempo de Duração: 132 minutos

Ano de Lançamento (EUA): 1987

Estúdio: 20th Century Fox / Amercent Films / American Entertainment Partners L.P. / Gracie Films

Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation

Direção: James L. Brooks

Roteiro: James L. Brooks

Produção: James L. Brooks e Penney Finkelman Cox

Música: Bill Conti e Michael Gore

Fotografia: Michael Ballhaus

Desenho de Produção: Charles Rosen

Figurino: Molly Maginnis

Edição: Richard Marks

Elenco

William Hurt (Tom Grunnick)
Albert Brooks (Aaron Altman)
Holly Hunter (Jane Craig)
Robert Prosky (Ernie Merriman)
Lois Chiles (Jennifer Mack)
Joan Cusack (Blair Litton)
Peter Hackes (Paul Moore)
Christian Clemenson (Bobby)
Jack Nicholson (Bill Rorich)
Robert Katims (Martin Klein)
Ed Wheeler (George Wein)
Stephen Mendillo (Gerald Grunick)
Kimber Shoop (Jovem Tom)
Dwayne Markee (Jovem Aaron)
Gennie James (Jovem Jane)
John Cusack

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO Cinema
Próximo artigoNeo Realismo e Cinema Moderno
Marcelo é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação PHP, Banco de Dados SQL Server e MySQL, Bootstrap, Wordpress. Nos tempos livres escreve nos sites trabalhosescolares.net sobre biografias, trabalhos escolares, provas para concursos e trabalhos escolares em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here