20.6 C
Sorocaba
quinta-feira, abril 18, 2024

PERGUNTAS E RESPOSTAS CURIOSAS SOBRE INVENÇÕES

Por que os aviões não podem ser construídos com o mesmo material da caixa preta, se ela é a única coisa que sobra de um acidente aéreo?
De acordo com a assessoria de imprensa da Embraer, se um avião fosse feito com o mesmo material e como a mesma resistência da caixa preta seu peso tornaria o vôo praticamente impossível. O avião é um aparelho mais pesado que o ar, mas por causa da capacidade de sustentação (força aerodinâmica) das asas, há limites para esse peso. É por isso que aviões são construídos com metais leves, como o alumínio e o duralumínio. Além disso, não adianta um avião ser teoricamente indestrutível se o corpo humano não suporta as elevadas forças de desaceleração geradas pelos impactos.

A carteira de identidade é a forma mais antiga de identificação?
A restauradora Maria José Távora Cobra, que lida com documentos e obras raras, acredita que os passaportes tenham sido os primeiros documentos de identidade emitidos. “Sob a forma de autorização para sair de um principado, ou como carta de apresentação, existiriam desde tempos imemoriais”, afirma Maria José. Ela acrescenta que, provavelmente, os passaportes mantém a forma atual desde o século XIX”.

Como são feitas as listras na pasta de dentes?
O tubo tem um anel de pasta colorida em volta do bocal. Quando ele é comprimido, a pressão feita é a mesma em todo o seu interior. Por isso as pastas branca e a colorida saem do tubo na mesma proporção, formando o aspecto listrado.

Como surgiu a numeração dos sapatos?
Tudo começou em 1305. O rei Eduardo I, da Inglaterra, decretou que se considerasse como uma polegada a medida de três grãos secos de cevada alinhados. Os sapateiros ingleses se entusiasmaram com a idéia e passaram a fabricar, pela primeira vez na Europa, sapatos em tamanho-padrão, baseando-se nos tais grãos de cevada. Um calçado que medisse, por exemplo, 37 grãos de cevada era conhecido como tamanho 37.

Como surgiu o armário?
De acordo com a professora de decoração Wylma Ferraz, da escola Colméia, antigamente as pessoas guardavam as roupas em baús e caixotes, sempre na horizontal. Apenas por volta dos séculos IX e X d.C. começaram a aparecer os primeiros armários verticais. “Eles tinham este formato pois eram feitos para guardar espingardas – daí o nome ‘armário’, derivado de arma”, explica Wylma. Segundo ela, as peças eram sempre de madeira, material abundante e relativamente fácil de manusear.

Outros trabalhos relacionados

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA

Resumo O presente texto apresenta aos alunos alguns aspectos formais de um Projeto de Pesquisa. A exposição dos diferentes capítulos que compõem referido projeto (introdução;...

FORMAÇÃO DA LINGUA ESPANHOLA

A origem do idioma espanhol é o latim popular (falado pela população), difundido na Espanha a partir do final do século III a.C. Entre...

PORQUE O CHESTER É UM FRANGO ENORME?

No início dos anos 80, surgiu no mercado uma nova opção para a ceia de Natal, um frango com muito mais carnes nobres (peito...

NORMAS DE REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

NORMAS DE REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA TRABALHO APRESENTADO POR RENATA LEITE CAVALCANTE "Dos diversos instrumentos utilizados pelo homem, o mais espetacular é sem dúvida, o livro. Os demais são extensões de...