Qualquer que seja a atividade que se pretende executar é importante planejar antes. Sem um planejamento o risco é muito maior. Na execução de um projeto, como por exemplo, o de Luca, de abrir o seu escritório de contabilidade é necessário levantar informações e traçar estratégias para se atingir o objetivo pretendido. Será a partir do planejamento que as demais funções administrativas serão executadas.

De acordo com a pesquisa realizada pelo SEBRAE o principal fator que leva as empresas a encerrarem as suas atividades prematuramente é a falta de planejamento. Assim podemos pensar o seguinte, se o empresário não planeja, dificilmente saberá quais são os recursos que ele dispõe, assim a função de organização ficará prejudicada, pois como organizar recursos que são desconhecidos? O planejamento além de indicar a direção a seguir servirá como parâmetro para a gestão, o planejamento diz respeito ao objetivo pretendido, porém será importante monitorar o desempenho da empresa e comparar com o planejamento.

Se não existe planejamento, provavelmente não existira controle, pois é muito provável que quem não planeja ao saiba nem ao menos quais os dados / informações que precisará controlar e como utilizar as informações para gerenciar o seu negócio.

Mas falando em planejamento qual deve ser a abrangência dele? Você te alguma idéia? Não!!

Chegou a hora de tratarmos do Planejamento Estratégico. Lembra do final de unidade um quando deixamos uma questão para reflexão. Então vamos lá chegou a hora de esclarecermos a questão.

Independente do porte e do setor da empresa é possível e desejável a realização do planejamento estratégico que trabalhará tanto com o planejamento de longo, médio e curto prazo.

O planejamento estratégico dentro da organização envolve um comportamento proativo e exige a participação de todos na empresa através do incentivo ao comportamento empreendedor. Lobato (2006, p.34) defende que: “Para conduzir a gestão estratégica competitiva, a organização deve compreender, de forma coletiva, os limites de suas forças e competências para melhor conhecer o meio ambiente e poder converter em sucesso as oportunidades existentes.”

Espera aí! Compreender os limites de suas forças e competências para conhecer o meio ambiente e poder converter em sucesso as oportunidades existentes, isso faz lembrar a visão da empresa como um sistema aberto. E é isso mesmo! Para a realização do planejamento estratégico é importante realizar uma análise tanto do ambiente externo identificando quais são as oportunidades e ameaças, assim como a análise do ambiente interno que ajudará a analisar as forças e fraquezas da empresa para enfrentar os desafios futuros.

Definir, formalizar e divulgar a missão, a visão e os valores da organização ajudará a tirar as definições estratégicas do papel e transformá-las em ação

Uma ferramenta importante de planejamento é o Plano de Negócios. Para saber mais sobre essa importante ferramenta assista ao vídeo Negócios & Soluções – Plano de Negócios produzido pelo Sebrae e TV Cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here