Procedimentos de Segurança em Eletricidade

0
1418
DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

A eletricidade está a nossa volta nas residências, em nosso trabalho, e estamos tão dependentes dela, que quando nos falta, parece que o mundo pára. Pois bem, por estarmos tão acostumados com a eletricidade, esquecemos frequentemente que ela é algo perigoso, e só deve ser manipulada por pessoal devidamente capacitado. Pessoas não capacitadas arriscam-se ao trabalhar com energia elétrica, e pior, colocam em risco a vida de outras pessoas.
Esta seção tem o objetivo de falar um pouco sobre segurança em eletricidade, equipamentos de proteção para a família, e cuidados que devemos no nosso cotidiano.

Instale interruptores diferencias

Interruptores diferenciais são obrigatórios nas instalações elétricas segundo a Norma regulamentadora NBR 5410, desde dezembro de 1997. Os interruptores diferenciais protegem as pessoas contra choques elétricos, desligando a energia quando uma fuga de corrente ou choque elétrico acontece. Eles são muito parecidos com um disjuntor, mas realizam uma função completamente diferente. Os interruptores diferenciais são o maior aliado, quando o assunto é segurança para pessoas, principalmente crianças e idosos.

Instale tampões nas tomadas baixas

Outra medida que deve ser tomada em parceria com a instalação de Interruptores diferencias, é a colocação de tampões nas tomadas baixas, a fim de proteger crianças contra um eventual contato com a eletricidade. Estes tampões podem ser encontrados em qualquer loja de material elétrico. Lembre-se: O uso de tampões de proteção não dispensa a instalação de interrutores diferenciais.

Só utilize material elétrico de confiança

Se até para brinquedos existe certificação técnica do Inmetro, imagine para equipamentos elétricos. Estes, além de certificação do Inmetro obrigatória, são fabricados segundo rígidas normas, criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Assim, ao comprar material elétrico como tomadas, interruptores, cabos, disjuntores, procure as marcas de confiança, e sempre informe-se sobre a certificação técnica do produto. Lembre-se que em eletricidade, vale o ditado: “O barato sai caro”, e em algumas vezes, muito caro.
No site do Inmetro pode ser feita a verificação do certificado do produto e da empresa fabricante, preenchendo duas informações apenas. Clique aqui.
Qualquer equipamento elétrico provocando choque, chame um técnico imediatamente Pequenos choques em geladeiras, chuveiros, máquinas de lavar, ou qualquer outro aparelho elétrico deve ser motivo de alerta. Isso indica problema no aparelho elétrico, e também falha no aterramento. Chame um profissional de eletricidade imediatamente.

Não manipule eletrodomésticos com os pés descalços

Sempre ao manipular quaisquer equipamentos elétricos, bem como ligar e desligar tomadas, mantenha os pés calçados. Além disso, se estiver com o corpo molhado não manipule aparelhos elétricos.

Não troque a temperatura do chuveiro com ele em funcionamento

Caso queira trocar a temperatura do chuveiro, desligue-o e faça a troca. Em hipótese nenhuma troque a temperatura do chuveiro com ele em funciomento, podendo danificar o chuveiro, e ocasionar acidentes com queimaduras.

Se um disjuntor está desligando chame um técnico

Um disjuntor desligando, não é sinal de problema no disjuntor, muito pelo contrário, é sinal que ele está funcionando perfeitamente, pois este é o papel deste dispositivo. Este dispositivo protege a instalação contra curtos-circuitos e sobrecargas. O que acontece é que muitas vezes instalamos equipamentos sem verificar a capacidade da instalação elétrica, e então o disjuntor para proteger a instalação, passa a desligar a energia. Por isso recomenda-se que sempre que for instalar um novo aparelho como geladeiras, freezers, chuveiros, bebedouros, solicite a inspeção de um profissional qualificado.

Não abra mão de um bom aterramento

Como já falamos no texto sobre aterramento, este é peça fundamental de uma instalação segura. É o aterramento que vai garantir que qualquer fuga de corrente em um equipamento elétrico, escoe pela terra, evitando assim provocar choque elétrico em pessoas. Se o aterramento é executado por profissional competente, ele fará com que disjuntores e interruptores diferenciais atuem em caso de fuga de corrente, protegendo assim o sistema de forma completa.

Faça revisões periódicas nas instalações elétricas

Através de revisões, um profissional de eletricidade poderá identificar possíveis problemas que ponham em risco a segurança da instalação. Devemos ter em mente que fios, cabos, tomadas, entre outros dispositivos, sofrem desgaste com o tempo, e podem comprometer a segurança de pessoas. Desta forma, recomendamos que sejam efetuadas revisões anuais nas instalações elétricas, sejam de residências, condomínios ou empresas.

Só contrate profissionais qualificados para qualquer serviço em eletricidade

Esta é a condição principal para manter a segurança em qualquer instalação elétrica. Todos estes itens que falamos acima, podem ser identificados e revisados por um profissional de eletricidade. Somente um profisional qualificado pode executar competentemente qualquer serviço em eletricidade.

VEJA TAMBÉM EM TRABALHOS ESCOLARES
Contribua e ajude o site a se manter sempre online. Divulgue para seus amigos. Obrigado

FONTES DE ENERGIA RENOVAVÉIS: ALTERNATIVAS DO MEIO AMBIENTE

ENERGIA EÓLICA

ENERGIA DO FUTURO: CÉLULAS DE COMBUSTÍVEL

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEconomizando Energia
Próximo artigoInterruptores diferencias
Marcelo é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação PHP, Banco de Dados SQL Server e MySQL, Bootstrap, Wordpress. Nos tempos livres escreve nos sites trabalhosescolares.net sobre biografias, trabalhos escolares, provas para concursos e trabalhos escolares em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here