DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

Material:

    Um frasco ou um copo de vidro
    Óleo vegetal
    Sal
    Água
    Corante de alimento (se você quiser)

Como Fazer:

1 – Coloque cerca de 7 cm de água no copo (meio copo de água).
2 – Coloque cerca de 1 dedo de óleo vegetal no frasco (ou copo). Quando tudo se assentou (ficou sem bolhas), o óleo ficou acima ou abaixo da água?
3 – Se quiser, adicione uma gota de corante de alimento (anilina) no copo. O que aconteceu? O corante ficou no óleo, foi para a água ou se espalhou nos dois?
4 – Usando um saleiro, jogue sal no topo enquanto conta, devagar, até 5 O que acontece com o corante? O que acontece com o sal?
5 – Adicione quanto sal quiser depois disso e veja o que acontece.

O que aconteceu?

Por que o óleo fica por cima da água?

O óleo “flutua” na água porque uma gota de óleo ele é mais leve que uma gota de água do mesmo tamanho. Uma outra forma de explicar isso seria dizer que a água é mais densa que o óleo. Densidade é uma medida de quanto pesa um certo volume de algo. As coisas menos densas que a água vão flutuar nela. As coisas mais densas que a água vão afundar nela.

Apesar de tanto o óleo quanto a água serem líquidos, eles são chamados pelos químicos de imiscíveis. Essa é uma palavra chique que quer dizer que eles não se misturam.

O que acontece quando eu coloco sal no óleo e na água?

o sal é mais pesado que a água e quando você coloca o sal no óleo, ele vai afundar, indo para o fundo da mistura, carregando uma gota de óleo com ele. Na água, o sal começa a se dissolver. Quando ele dissolve, o sal libera o óleo que volta para o topo da água.

Isso parece os abajures de lava. Como eles funcionam?

Como óleo e água, a “lava” nesses abajures não se mistura com o líquido que está à sua volta. Quando está fria, a “lava” é um pouco mais densa que o líquido. Quando a “lava” fica no fundo do abajur, a lâmpada esquenta e a “lava” expande um pouco. Quando ela expande, a “lava” mantém o mesmo peso mas ocupa um pouco mais de espaço – dessa forma, fica menos densa. Quando está suficientemente morna, a “lava” é menos densa que o líquido à sua volta e, dessa forma, sobe até o topo e flutua. Lá no topo, ela esfria, fica mais densa e afunda novamente. Esse ciclo se repete sem parar pois a “lava” aquece e sobe e, depois, esfria e afunda.

Você sabia?
Os abajures de lava foram inventados por um inglês chamado Craven Walker, em 1964. Eles eram, basicamente, jarras de vidro altas cheias de um líquido e um tipo especial de cera colorida, colocados acima de uma base contendo uma lâmpada. Quando a lâmpada está acesa, o líquido aquece e a cera começa a derreter. Bolas de cera sobem ao topo do abajur, onde esfriam, voltando para o fundo e assim por diante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here