DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS – O AR OU A ÁGUA?

Material:

    alguns cubos de gelo
    2 copos ou pequenas vasilhas (pode ser uma garrafa cortada)
    Água
    Relógio

Como fazer:

    1. Coloque água em um dos copos ou vasilhas.
    2. Ao mesmo tempo, coloque um cubo de gelo em cada copo e marque a hora. Procure usar cubos de gelo do mesmo tamanho ou de tamanhos parecidos.
    3. Marque o tempo que leva para que o cubo de gelo descongele totalmente. O que aconteceu? Onde foi mais rápido?

O que aconteceu?

É mais fácil descongelar “algo” na água do que “algo” exposto ao ar porque:

a). A água tem calor específico maior que o ar, ou seja, por unidade de volume a água é capaz de trocar mais calor com o ” algo”. De um modo mais simples, a água pode absorver ou perder mais calor que o ar.

b) a água também é mais densa, ou seja, tem mais molécula por unidade de volume que o ar. Como o calor é armazenado como energia vibracional das moléculas, quanto mais moléculas mais calor pode ser absorvido ou perdido pela água.

Para Saber mais: cuidado com as definições de capacidade térmica e calor específico. O calor específico é a capacidade térmica por unidade de volume do material ou substância. assim, ar e água podem ter a mesma capacidade térmica, mas para isso ocorrer o volume necessário de cada um será bem diferente. Um volume muito maior de ar é necessário para que se tenha a mesma capacidade térmica de um volume pequeno de água.

Um meio de acelerar o descongelamento de “algo” é utilizar um ventilador, pois você deixa o ar em contato com o “algo” sempre em temperatura constante (da sala), mais alta. O mesmo é possível trocando a água em contato com o “algo”, já que a água esfria enquanto ocorre o descongelamento. Assim, você deixa o “algo” em contato com água a temperatura constante.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS – ABAJUR DE LAVA
Próximo artigoLIDERANÇA – EMPRESA TACO

Marcelo é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação PHP, Banco de Dados SQL Server e MySQL, Bootstrap, Wordpress. Nos tempos livres escreve nos sites trabalhosescolares.net sobre biografias, trabalhos escolares, provas para concursos e trabalhos escolares em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here