livro_a_meta
HashFlare

Depois de alguns anos Alex, diretor de fábrica é transferido para sua cidade de origem.

Gerente de uma indústria do grupo Único, casado e pai de um casal de crianças.

Depois de seis meses nessa indústria as coisas não pareciam tão bem, pois a fábrica passava por dificuldades financeiras, onde havia demitido quase metade de seu pessoal na área de produção. Diante de tudo que estava acontecendo Alex estava ali lutando com os que restaram.

O diretor da divisão Piche, muito arrogante chega à fábrica impondo a Alex que em três meses essa situação toda teria que ser mudada se não a fábrica iria ser fechada, e se não bastasse Piche arrogante o bastante fez com que um montador importante para indústria se demitisse e causasse um estrago em uma maquina importante.

Piche pressiona Alex para a entrega de um pedido que estava atrasado há dias e impõe que o pedido fosse entregue naquele mesmo dia. Alex sem ter o que responder concorda e vai à fábrica com a intuição de resolver os problemas.

Ao chegar tarde em casa, Alex passa por mais uma briga com a sua mulher, que mais uma vez o esperava para o jantar. Eles discutem e Alex acaba voltando para fábrica sem jantar, depois dessa turbulência toda na fábrica os funcionários conseguem fabricar todas as peças do pedido de Peath, tarde da noite.

Alex chama um dos colegas da fábrica para comer juntos, eles procuram um lugar, porém já estava tarde da noite e não conseguiram um lugar para jantar, então resolveram parar em um bar próximo a antiga casa de Alex onde ali conversaram bastante sobre tudo que estava acontecendo.

No outro dia Alex e todos os outros gerentes do grupo Único são convocados para uma reunião na cidade de Piche as 08h00min da manhã. Antes de entrar na sala Alex conversa com um dos gerentes e escuta um comentário sobre a venda do grupo Único, depois disso ele não consegue se concentrar na reunião. Ao procurar uma caneta para anotações encontra um charuto no bolso do palito e lembra-se de seu antigo professor Jonah.

Em uma de suas viagens Alex estava num dos aeropostos mais movimentados, procurando um lugar para se sentar até que achou um assento vazio e ao lado desse assento estava um antigo professor Jonah, com quem passou alguns minutos conversando.

Jonah fizera Algumas perguntas sobre a empresa de Alex para tentar abrir seus olhos para um grande erro que estava acontecendo, mas Jonah já estava partindo ao portão de embarque onde Alex o acompanhou, tentando conversar com ele sobre sua empresa, porém Jonah fez indagações onde lhe fizeram pensar o que havia de errado, e o que estava acontecendo com sua empresa.

Ao se lembrar de tudo isso, Alex percebe que estava no meio de uma reunião muito importante com Peath e não estava conseguindo se concentrar igual aos colegas de reunião. Por volta das 10h Peath da uma pausa na reunião onde Alex continuou na sala, passando alguns minutos.

Então resolveu sair sem terminar a reunião, e pegou a estrada de volta a fábrica, mas ao passar em frente ele resolve seguir em frete para comprar comida, ele compra e retorna a fabrica mas desviou novamente e foi para uma serra lanchar e pensar sobre tudo o que estava acontecendo com a Único e em que Jonah havia lhe perguntado sobre o que seria a meta da empresa.

No outro dia Alex vai à empresa, mas não fica em sua ele vai a industria tentar identificar qual seria a meta. Depois de conversar com alguns funcionários Alex se esquece do horário e não avisa sua mulher que iria chegar tarde, mais uma vez Julie fica chateada com Alex por ficar até tarde na fabrica e não avisala.

Quando chega em casa perde o sono, e depois de horas acordado ele consegue dormir.

Ao amanhecer ele se arruma e vai direto a fábrica para tentar achar Jonah para uma conversa com respostas.

Ele se lembra de uma agenda que tinha da época da faculdade, então ele vai à casa de sua mãe para tentar encontrar essa agenda, após muita procura ele a encontra, então começa a fazer várias ligações para tentar achar Jonah. Então ele liga e consegue falar com Jonah o que seria a meta da empresa, Jonah concorda, mas tenta mostrar o que é bem essa meta.

Jonah coloca apresenta mais indagações para Alex. Alex faz uma reunião com todo seu pessoal, para tentar descobrir o que está acontecendo de errado com a fábrica depois de uma longa conversa Alex mostra Algumas definições para sua equipe. -Ganho é o dinheiro entrando.

-Inventário é o dinheiro que está dentro do sistema.

-Despesa operacional é o dinheiro que temos de pagar para criar o ganho. (a meta é reduzir despesa operacional e inventário, e simultaneamente aumentar o ganho).

Logo após essas definições ele liga para Jonah e marca um encontro para obter

Algumas respostas. Ao se sentar frente a frente com Jonah, Alex desabafa com suas dúvidas tentando conseguir respostas.

Alex vai para casa com dúvidas, mas com esperança de resolver, ao chegar discute novamente com Julie, mas faz as pazes. Ao amanhecer o seu filho lhe acorda para um acampamento no qual haviam combinado.

Chegando lá haveria um líder, no qual não compareceu porque estava passando mal como Alex era o único adulto que sobrou ele teve que assumir a liderança de 15 garotos a uma expedição que os levaram a uma aventura perigosa.

Ao longo da caminhada Alex vai pensando em Alguns problemas com a velocidade que os garotos estavam caminhando e Alex estava pensando nos problemas da fábrica. Os garotos decidem parar para Almoçar, após a refeição Alex começa a mexer em fósforos e tigelas, seu filho chega e pergunta o que ele estava fazendo, ele riu e disse, estou jogando, seu filho e os coleguinhas pediram para brincar.

A brincadeira começou e Alex estava comparando os resultados dos jogos com sua empresa. Depois de descansarem retornaram a caminhada, os garotos começaram a dispersar novamente na fila, Alex teve a ideia de inverter a fila de traz para frente, porque o último garoto Herbie era gordinho e estava muito lento, então ele faz a inversão da fila, então todos igualaram os passos.

Porém depois da revolta dos garotos, ainda faltava muito para caminhar e já estava pra anoitecer ai alguns dos garotos revoltados, grita Herbie está carregando chumbo, Alex teve a ideia de olhar sua mochila e constatou que estava super pesada então dividiu o peso com os outros garotos assim caminharam mais rápido e ganharam Algum tempo.

Ao amanhecer desmontam o acampamento e vão embora, ao chegar em casa Alex se depara com um bilhete de sua mulher se despedindo porque foi embora de casa. Alex desesperado tenta ligar aos conhecidos para tentar achar Julie, mas não consegue, ele fica com os filhos levam-nos a escola e vai trabalhar.

Ao chegar à fábrica sua secretária lhe entrega vários recados um deles era de Peath querendo suas peças até o dia amanhecer. Alex discute com ele e garante que vai entregar. Alex faz uma reunião com seu pessoal e apresenta sua estratégia. Ao receber uma ligação de seu filho querendo a chave de casa ele resolve chamar sua mãe para morar alguns dias com ele para cuidar de seus filhos até Julie voltar.

Passado alguns dias Julie liga e conversa com as crianças, dizendo para que eles fiquem tranquilos e que logo ela voltará. Alex perturbado com tudo que estava acontecendo em sua casa e no trabalho estava desorientado.

Ao voltar para o serviço novamente passeia entre as maquinas pensando em algumas soluções. Alex faz uma reunião onde liga para Jonah e coloca o celular no viva-voz para que todos da reunião possam ouvir Jonah falando sobre o gargalo e acrescenta que eles agora deveriam fazer a distinção do gargalo e o não gargalo. (Gargalo é qualquer recurso cuja capacidade é igual ou menor que a demanda imposta a ele).

Após o termino da ligação, a equipe quebra a cabeça tentando descobrir onde está o gargalo. Depois de um passeio pela fábrica eles descobrem que o 1° gargalo era a maquina NCX-10 que não estava dando conta de fabricar o suficiente para as outras repartições, e o 2° gargalo era o departamento de tratamento térmico, eram fornos nos quais não eram usados com eficiência, então não tinham um aproveitamento máximo gerando transtornos a todos.

Após Alex conversar com Jonah através do telefone, Jonah resolve conhecer a fábrica para tentar ajudá-los de perto. (A necessidade é aumentar o ganho e melhorar o fluxo de caixa) (NCX- 10 é uma máquina de controle numérico).

Depois de um longo passeio Jonah sugere várias coisas que terão que mudar na fábrica. No outro dia, boa parte das sugestões foram providenciadas, sendo que com uma semana diminui as entregas atrasadas em até meses. Porém não foi o suficiente, mas no decorrer dos dias com todos os funcionários cientes da situação aos poucos tudo estava melhorando.

Diante de Algumas dificuldades que surgiram novamente Alex liga a Jonah que resolve visitar novamente a fábrica. Nesse intervalo Alex descobre que Julie está na casa de seus pais e a visita, para tentar uma possível reconciliação, porém acharam melhor ir com calma e passam a se encontrar para sair como se fossem dois adolescentes.

Novamente a visita de Jonah faz Alex e sua equipe quebrar a cabeça para achar algumas soluções para possíveis gargalos que surgiram. Com a descoberta dos 2 gargalos tiveram ideia de suprir esses gargalos que seriam prioridade, porém os entupiram de estoque a sua frente e os não gargalos estavam parados sem funcionar.

Com esse problema Jonah disse que colocar um funcionário para trabalhar 100% não significa eficiência e sim aumento de estoque e inventário sem necessidade. Resolvido o problema Alex se reuniu com o seu superior e todos os outros gerentes. Ao apresentar o seu relatório e mostrar a todos que não tinha mais pedido atrasado e que o atendimento ao cliente melhorou e o ganho aumentou Alex simplesmente ganhou de Bill um “Bom trabalho”, seco sem nenhuma animação.

Depois em uma conversa particular com Bill ele desafia Alex para que aumente em 15% de seu lucro para que a fábrica não feche. Retornando da reunião, ao chegar em casa Jonah liga e conversa sobre esse aumento do lucro. Jonah da mais Algumas dicas a Alex, e uma delas é corta pela metade os tamanhos dos estoques.

Alex recebe uma proposta de compra para que sua empresa produza e consiga entregar 1000 peças do modelo 12 em 2 semanas, Alex aceita o desafio proposto por Jhons. Desafio cumprido com sucesso, Alex consegue superar os 15% que havia prometido a Peath e até alcançou um pouco mais chegando a 17% de lucros a mais da empresa.

Depois de Alguns dias os superiores de Alex descobriram Algo errado na folha de prestação de contas e perceberam que foi alterado a forma de se calcular os lucros, então mandam auditores para coferirem e confirmar a dúvida.

Alex tenta se explicar, mas não consegue falar com Peath, na verdade em vez de subir 17% subiu apenas 12,8% devido a Alteração na forma de se calcular o ganho, em uma reunião com Hilton, Alex explicou tudo que havia acontecido, porém Hilton não se contentou com a explicação e foi muito estúpido com Alex.

Alex não satisfeito vai ao escritório do Bill para se explicar pessoalmente o que estava acontecendo com a fábrica. Depois que Alex se explica contando tudo o que aconteceu para Bill Peath pede para sua secretária chamar Nathan e Johnny a sua sala. Após a chegada deles Bill conversa bastante com eles e com Alex e pergunta se pode dar a noticia a Alex.

Então Bill diz parabéns Alex você será o meu substituto, o gerente da divisão. Alex volta para fábrica conta a noticia para todos, ao chegar em sua sala ele recebe uma telegrama de Bill falando que ele teria 2 meses para se programar para sua transferência.

Ele liga a Jonah para contar a novidade e pede para que ele venha ajudá-lo a administrar a divisão. Jonah se recusa e fala para ele ser mais confiante em si mesmo e que para ajudá-lo ele terá que descobrir as técnicas necessárias para uma administração eficaz.

Jonah lhe dá os parabéns para Alex. Alex chama Julie para jantar e contar da sua promoção, no começo Julie não acha isso tão bom, mas Alex explica a ela que foi um mérito dele e da família que estava ali presente.

Alex pensa em chamar Lou para ir com ele, mas ao chegar em sua sala ele se surpreendeu porque Lou se convida para ir com ele, então eles dão um aperto de mão e combinam que irão juntos assumir a diretoria da divisão.

Alex convida Bob para ser o responsável pelas fábricas da divisão e Bob não aceita, alegando que preferia ficar e gerenciar a empresa até descobrir e aprofundar seu conhecimento diante de tudo que aconteceu na fábrica.

Então Alex assume os seu novo cargo, enfrentando muitos obstáculos e a cada dia seguindo os ensinamentos de Jonah e formulando seus conhecimentos e estratégias para a sua empresa.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO CICLO DE SERVIÇOS
Próximo artigoOSM – ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS

Marcelo é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação PHP, Banco de Dados SQL Server e MySQL, Bootstrap, Wordpress. Nos tempos livres escreve nos sites trabalhosescolares.net sobre biografias, trabalhos escolares, provas para concursos e trabalhos escolares em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here