Resumo do Livro – Qual é a sua Obra

0

Quando comecei a ler o livro já nas primeiras paginas pude perceber que se tratava de uma obra que me deixaria intrigado, pois em vários momentos da minha leitura me perguntava, como não pensei nisso antes ou isso e verdade, já passei por isso. Foi o que aconteceu logo no inicio quando o autor fala da relação do homem com o trabalho, quando ele cita Adão e Eva e seus pecados a relação do homem com o trabalho como castigo e avançando as paginas e os capítulos me enxergar de outra forma o trabalho e a vida profissional de uma pessoa.

Sempre ouvi uma frase que acabou se tornando um clichê nas empresas, mas ao ler o livro vi que havia muito sentido no ponto de vista do autor, que e a frase ‘ não misturo vida profissional com vida pessoal’, quando sem perceber vivemos todas as situações do dia a dia juntas e nem nos demos conta. Quantas vezes já saímos para um happy hour no final de um expediente ou quantas vezes convidamos o pessoal da empresa para um churrasco ou uma festa de aniversario de alguém da família e vou ate mais longe quantas vezes por dia não desabafamos com alguém da empresa sobre várias coisas que aconteceu em nossa casa.

No ponto que ele fala sobre a relação do homem com o trabalho e que cita que o trabalho braçal e feito por pessoas sem instruções, ou seja, pessoas que não prosseguiram com seus estudos para pleitear um espaço profissional melhor na sociedade, ai elas tem que partir para o serviço que não exigem muito do intelecto e sim do braçal que só precisam de pessoas com braços fortes e saúde física em dia. Muito interessante o exemplo que ele deu quando o pai diz: ao filho se você não estudar não vai ser nada vai virar lixeiro, dando ênfase em quando não se estuda as melhores oportunidades são as que aparecem e não a que escolhemos. E o exemplo sobre os bombeiros que são profissionais que não ganham tanto o quanto merecem mais são pessoas que andam de cabeça erguida nas ruas por onde passam e toda sociedade tem orgulho deles e de sua instituição.

Quando ele comenta sobre as oportunidades que perdemos ou ganhamos na vida seja profissional ou pessoal e uma difícil escolha que temos que fazer pois não da ate onde eu sei de se conciliar as duas coisas , pois sem querer estaremos mais pendente a um em uma parte da vida e depois a outro , haverá momentos que não estaremos nos doando por inteiro para a família ou para o trabalho. Por varias vezes com certeza que não estaremos na festa de final de anos de nossos filhos ou no próprio aniversario.

Pois teremos um dilema em fazer as escolhas pois se aumentar o ritmo de trabalho pode se perder os melhores anos da vida e também dos momentos em família , mais por outro lado se diminuir o ritmo pode cair o padrão de vida e o consumo cair, passar a ter que fazer contas antes de ir para o hipermercado fazer compras e não se der ao luxo de passar em todos os departamentos da loja, não ir com tanta freqüência ao shopping fazer compras e tudo escolha e não basta apenas parar ou acelerar achar o meio termo e o mais difícil mais necessário.

Trabalhei por quatro anos em uma rede de hipermercados antes de ela ser vendida para um grupo Frances que logo em seguida mudaria a bandeira e assumiria todas lojas , quando ainda trabalhava na antiga empresa sempre dizia: que nunca iria trabalhar para esses franceses pois eles tratam seus colaboradores como animais e estava decidido a pedir demissão assim que eles assumissem a loja. Dois meses depois eles assumiram a loja e vi que não era nada do que falavam e eu temia muito pela mudança. De inicio foi difícil pra todos, pois mudanças não são fáceis nem para as pessoas com maior desenvoltura e facilidade de adaptação. Mais descobri que o medo de não agradar ou ate de sair da própria zona de conforto nos faz querer ficar no nosso canto sem fazer barulho ou fazer muita sujeira.

Como muitas pessoas que passam anos na mesma empresa e mesmo cargo e mesmo salário, para alguns e um absurdo tanto comodismo, mas o que acontece e que essas pessoas não querem desafios novas metas outras expectativas e sim pagar as contas no final do mês e pronto.

Quando ele cita sobre velejador Amir Klink e fala sobre sua audácia seu tempo de preparo suas estratégias e todas as possibilidade de tudo dar errado ou dar certo e da excelência na qual ele prepara tudo, e ainda comenta que o que faz o velejador sair de sua rota são as pequenas ondas e não as grandes. Pode nos dar varias idéias de como às vezes podemos estar conduzindo mal um projeto errando nas pequenas coisas, que se não for observada e consertada com antecedência pode levar tudo a perder. Em caso de uma loja de eletroeletrônicos o dono colocar vendedores que detestam itens de tecnologia e não querem aprender sobre o assunto ou ate pior que isso que odeiam trabalhar com pessoas e destratam seus clientes com certeza sua loja estará com dias contados. Ou contratar uma pessoa que é um excelente vendedor mais todos os dias rouba um produto da loja. Providencias tem serem tomadas para que as pequenas ondas não mude sua rota e ao invés de levar para o sucesso, leve para o fracasso.

Agora liderança e a parte mais complexa de realizar com ser humano, pois algo que motiva um não e algo que motiva outro. Pois existem pessoas que são motivadas por simplesmente não ser convidadas a trabalhar ate mais tarde ou aos finais de semana e outras são motivadas apenas com o ‘bom dia ‘ do chefe pela manhã e também as que são motivadas pelo dinheiro, quanto melhor. Identificar o talento e extrair o melhor de cada um tem sido a grande estratégia das empresas para não haver desperdício de talento e o ‘torn over’ de pessoas que acaba gerando um desperdício no treinamento e também financeiro.

Ainda nos dias de hoje existem lideres que tratam seus times como parte de uma engrenagem que todas juntas tem que fazer o motor funcionar e se alguma peça quebra ou apresente defeito tem que ser substituída imediatamente, sabemos também que os tempos mudaram as precisam ser motivadas e cada tipo de pessoa de uma forma diferente que tem que ser identificado pelo líder assim como esta em as cinco competências na arte de liderar que explica como tem que ser a postura do líder diante de sua equipe para que ela a faça motivada e vencedora. Comentando ainda que um líder que realiza os cinco métodos com sua equipe ele não é necessariamente adorado pela equipe como esta no terceira competência que diz que as pessoa tem que sentir bem e ter alegria onde estão seriedade não e sinônimo de tristeza e tristeza sim e sinônimo de problema. Tira qualquer duvida sobre esse caso.

Ser ético nos dia de hoje que o tal ‘cafezinho’ pra você tomar mais tarde, ainda tem um peso grande sobre pessoas que tem um cargo de confiança, onde ela tem que lidar diariamente com fornecedores vendedores e ate diretores de empresas, que não teriam tanta facilidade em ter seus produtos aceitos, ou não teriam conseguido fornecer uma quantidade maior que a empresa necessita. Esse e um dos pontos que posso citar que para mim ficou bem claro no livro quando ele fala sobre pessoas que não tem o costume de usar a ética em suas vidas. Para se ter uma idéia tenho um conhecido que vivia reclamando que os políticos só roubam e não fazem nada que preste realmente para todos nos , ai durante um bate papo ele disse que havia um jeito de acessar a internet sem pagar nada para o provedor de acesso, ai eu perguntei : mais isso não e errado ele me respondeu : e mais não tem problemas.

Ai eu pergunto qual a diferença entre esse meu conhecido e aqueles políticos que ele tanto condenava, a balança que ele pesa os políticos não serve para ele. Ou ate pessoas que sentam no lugar reservado para idosos e gestantes no ônibus e metro e quando chega algum deles fingem que estão dormindo.

Acredito que todas as pessoas tenham pelo menos o mínimo de noção sobre ética mais há usa somente quando e necessário para própria comodidade. Porque ser ético não e fácil, pois ser ético e falar a verdade sempre e pagar todos os impostos não pagar e nem receber propina não entregar atestado falso na empresa para poder ir viajar alguns dias. E ser ético e para algumas pessoas ser ‘bobo’, e não percebem que quanto mais pessoa antiética tiver na empresa que trabalhamos na policia que nos protege nos políticos que nos governam estaremos em um atraso social cada vez maior.

Quando ele fala que temos que lembrar que somos imortais e cita generais romanos que quando voltavam da guerra tinha um escravo que a cada quinhentas jardas soprar no ouvido deles o seguinte lembre-te que es imortal me faz pensar o tanto que somos frágeis e damos muita importância para pequenas coisas e pouca as importantes. Do modo em que vivemos a vida e tratamos as pessoas que convivem conosco. Alguns dias atrás pude presenciar em uma loja de departamentos um rapaz de mais ou menos vinte e cinco anos que estava com sua namorada e outros dois amigos, ele estacionou em uma vaga de deficiente que por acaso era a ultima que havia próximo a porta da loja, então ela foi questioná-lo a respeito da vaga, pois ela estava com sua mãe de noventa e dois anos no carro e precisava da vaga. Então ele começou a chamar a mulher com palavras de baixo calão e disse que queria que a mãe dela morresse. Uma das piores cenas que já presenciei na vida, pois a falta de respeito era muito grande diante de uma pessoa idosa.

Vários direitos foram quebrados ali faltou ética, um rapaz que com certeza tem um ‘escravo ‘ assoprando no ouvido dele ‘lembra-te que es imortal’ que ele quando dizia manda guinchar meu carro não tem noção que o futuro não nos pertence e que na sua velhice ele com certeza vai precisar daquela vaga e possivelmente poderá esta ocupada com alguém igual a ele foi. E tentei achar uma outra forma de responder a pergunta “com quem acha que esta falando”, e uma forma educada não consegui pois então prefiro deixar essa pergunta por enquanto sem resposta.

Mais de uma forma geral este livro foi muito importante para mim, pois me abriu os horizontes onde eu antes não dava atenção e acabava negligenciando e muitas vezes foram fatais para o infortúnio dos meus projetos. E também foi muito bom ler este livro pois ele comentou sobre astronomia idade media sobre passagens bíblicas romanos e gregos etimologia que alem de ler o livro faz com que seus leitores continuem uma pesquisa sobre alguns assuntos que do livro não era foco mas foi comentado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui