SINTOMAS DE INFARTO SÃO DIFERENTES EM HOMENS E MULHERES

0
1753
DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

Mulheres costumam se queixar menos da clássica dor no peito.
Em compensação, elas apresentam sintomas genéricos, como náuseas e fraqueza
Os poetas e músicos já desistiram de entender o coração das mulheres, mas agora parece que os cardiologistas também descobriram que essa não é mesmo uma tarefa fácil.

O infarto do miocárdio ainda é visto como sendo um problema mais comum no sexo masculino, porém as estatísticas mostram que cada vez mais mulheres estão sofrendo desse problema.

Talvez por conta da predominância masculinam as campanhas de alerta para os sintomas do infarto sempre usaram as descrições dos sintomas apresentados pelos homens. Mas será que nas mulheres esses sintomas são diferentes?

Para responder a essa pergunta, pesquisadores de várias universidades norte-americanas, apoiados pelos Institutos Nacional de Saúde, revisaram cerca de 70 artigos publicados nos últimos 35 anos que descreviam os sintomas dos pacientes que chegaram aos hospitais com infarto do miocárdio. Foram mais de meio milhão de casos que permitiam a análise dos sintomas iniciais.

Trabalhos anteriores haviam detectado que as mulheres costumam demorar a procurar os serviços de emergência quando sentem dor no peito e que esse sintoma não é tão freqüente quanto nos homens.

O resultado da revisão dos artigos científicos mostrou que o número de mulheres que se queixam da clássica dor no peito do infarto é pelo menos 10 % menor do que os homens. Nas mulheres o desconforto no peito frequentemente vem acompanhado de outros sintomas mais vagos, como fraqueza e náuseas.

Outro dado levantado foi de que as mulheres sofrem os infartos mais tarde — que costumam ser associados a outras doenças como diabetes e hipertensão arterial.
Essa diferença de idade talvez explique porque a mortalidade feminina por causa do infarto é maior do que a masculina.

O mais importante é que todos estejam alertas para qualquer sintoma que possa sugerir um infarto, pois o tempo até o atendimento é crucial para diminuir o impacto do infarto sobre o coração e até mesmo salvar uma vida.

Fique alerta para:
Dor no peito em aperto ou sensação de peso sobre peito
Irradiação da dor para o braço, ombro ou pescoço.
Piora dos sintomas com esforços
Associação desses sintomas com náuseas, vômitos ou fraqueza.

No caso de quaisquer desses sintomas procure atendimento médico imediato. Seu coração agradece.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL213085-5603,00-SINTOMAS+DE+INFARTO+SAO+DIFERENTES+EM+HOMENS+E+MULHERES+DIZ+ESTUDO.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here