DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

UCB – UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
GESTÃO DE PROCESSOS GERENCIAIS

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO ATIVO EMPRESARIAL

Dircéia Rodrigues César
Pólo: Venda Nova/BH/MG

Belo Horizonte

1º Semestre de 2010

TEMA
“A informação como ativo empresarial”
TÍTULO
Sistemas de Informações Gerenciais
OBJETIVO
Objetivo do presente trabalho é apresentar uma visão teórica sobre o uso de sistemas de informação que possibilite uma melhor compreensão de seu papel dentro das organizações.

JUSTIFICATIVA
A justificativa da elaboração deste trabalho está na importância da informação para as organizações é universalmente aceita, constituindo, senão o mais importante, pelo menos um dos recursos cuja gestão e aproveitamento estão diretamente relacionados com o sucesso desejado. A informação também é considerada e utilizada em muitas organizações como um fator estruturante e um instrumento de gestão. Portanto, a gestão efetiva de uma organização requer a percepção objetiva e precisa dos valores da informação e do sistema de informação.

INTRODUÇÃO
Na atualidade o mundo vive na era da informação, exigindo das organizações uma gestão estratégica eficiente, a qual pode ser facilitada pela utilização de recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia de informação e sistemas de informação.
A tecnologia de informação oferece recursos tecnológicos e computacionais para a geração de informações e os sistemas de informação estão cada vez mais sotisficados propondo mudanças nos processos, estrutura e estratégia de negócios.
Não se admite hoje uma empresa que queira competir com vantagem, sem a utilização dessas ferramentas. Estes fatos abrem lacunas para que os novos gestores com novas visões busquem o aperfeiçoamento contínuo para suas empresas.
O desenvolvimento e a crescente evolução das organizações é fruto da evolução do conhecimento e da informação. As transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico nas áreas de informação e comunicação afetaram significativamente a sociedade. Para acompanhar essas transformações, tanto as pessoas quanto às organizações tem procurado formas mais rápidas para se inserir nesse modelo atual de mercado.

DESENVOLVIMENTO
O ambiente empresarial está mudando continuamente, tornando-se mais complexo e menos previsível e cada vez mais dependente de informações e de toda a infra-estrutura tecnologia que permite o gerenciamento de enormes quantidades de dados.
As informações com qualidade e apresentadas em tempo hábil à tomada de decisão são de vital importância para as empresas modernas. O uso adequado dos recursos da Tecnologia de Informação garante a qualidade e pontualidade das informações.
O sucesso das empresas atualmente está totalmente vinculado a velocidade em que as informações são assimiladas e pela rapidez em que são tomadas as decisões.
Os processos empresariais precisam ser dotados de confiabilidade, versatilidade, eficiência e eficácia. A Tecnologia de Informação é utilizada para melhorar o desempenho das atividades da empresa, e por conseqüência, apoiar a reengenharia dos processos empresariais.
O’Brian (2002), descreve que um dos valores estratégicos da tecnologia da informação é proporcionar melhorias importantes nos processos empresariais. Os processos operacionais podem se tornar mais eficiente, e os processos gerenciais da empresa mais eficazes. Com essas melhorias nos processos empresariais a empresa pode reduzir custos, melhorar a qualidade e o atendimento ao cliente e criar novos produtos e serviços. Com as melhorias oferecidas pela Tecnologia de Informação, permitindo a expansão para novos mercados ou novos segmentos de mercados existentes. Ainda que isso signifique enfrentar muitas barreiras principalmente no que tange ao custo elevado de investimento e complexidade da tecnologia de informação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A informação é o insumo básico do paradigma da sociedade do conhecimento. Em função disso inúmeras tem sido as transformações verificadas no âmbito social, econômico e político. Nas organizações, verifica-se que se jogam por terras estruturas arcaicas, rígidas, burocráticas e altamente hierarquizadas. A produção de bens e produtos, até então gerida como algo formado por fases estanques, passa a ser gerenciada como processos que devem ser sincronizados, desde o planejamento até a disponibilização do produto final ao cliente. Como conseqüência, as empresas hoje vêm-se obrigadas a ser inter-relacionar com o ambiente, com a concorrência, com o cliente, com o fornecedor, de forma integrada, no sentido de se tornarem capazes de acompanhar as mudanças e a evolução do mercado. Para que isso se torne viável, torna-se cada dia mais necessário se obter a informação relevante e transformá-la em instrumento coeso de trabalho. Pode-se afirmar que a competitividade de uma empresa é diretamente proporcional à sua capacidade de obter informação, processá-la e disponibilizá-la de forma rápida e segura.

BIBLIOGRAFIA
www.fesppr.br/
www.pdfound.com/…/a-informação-como-ativo-empresarial.html
BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistema de Informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2004.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPLANEJAMENTO FINANCEIRO E CONTROLE DE GASTOS
Próximo artigoLIDERANÇA EMPRESARIAL = ADMINISTRAÇÃO NO SÉCULO XXI

Marcelo é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação PHP, Banco de Dados SQL Server e MySQL, Bootstrap, Wordpress. Nos tempos livres escreve nos sites trabalhosescolares.net sobre biografias, trabalhos escolares, provas para concursos e trabalhos escolares em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here