RESUMO DO FILME FLORENCE NIGHTINGALE



INTRODUÇÃO

Imagem

Florence, desde jovem escolheu servir a profissão de enfermeira, sempre atenta e prestativa com todos a sua volta. A decisão de dedicar-se inteiramente a profissão não agradou a sua mãe e seu pretendente. Porém o trabalho feito por Florence foi mundialmente reconhecido, e sem a participação dela, muitas coisas estariam faltando para completar a Enfermagem Moderna.

O filme conta toda trajetória de Florence e o papel dela para e Enfermagem Moderna.
A família de Florence era muito rica e tinha muitos contatos, tinha só uma irmã, toda família morava na Itália. Ela tinha muitos conhecimentos sobre todos os assuntos, e opinava as vezes. Florence ficou contra o papel tradicional das mulheres da época, entretanto participava das festas, jantares, ela pouco se divertia, aparentemente não gostava daquilo, o modelo de casamento era para todas as mulheres, elas teriam que ter filhos e ficar em casa para cuidar exclusivamente dos assuntos familiares.

Ela sentia que teria que fazer alguma coisa, um dia visitou uma mulher queimada e gostou de ajudar mais uma vez um doente, e o lugar de todos os doentes mais graves era o hospital de sua cidade, então decidiu conferir de perto o que acontecia lá estava com intuito de servir a ele, quando chegou e viu que, o papel de enfermeira era exercido por mulheres ajudantes, e muitas vezes trabalhavam como cozinheiras e prostitutas. Florence ficou espantada com as condições de tratamento médico dos pobres doentes, ela sabia exatamente o que devia fazer, pois num local como aquele sem higiene alguma, não dava para ninguém se curar, pelo contrario, as pessoas que iam para lá, iam para morrer. Comunicou a família a vontade de ser enfermeira e cuidar dos feridos dos hospitais ou de onde fosse aceita. Mas isso esta completamente fora do esperado para uma família tão tradicional como a dela, sua mãe fez escândalo, chorou muito, pois não queria que sua filha fosse para aquele lugar, porque sabia exatamente o que acontecia realmente lá, as prostitutas, o desrespeito, etc. Deixou a decisão nas mãos do pai de Florence, e ela correu até onde ele estava, onde era proibida a entrada de mulheres, e conseguiu todo o apoio do pai que a amava muito.

Florence também tinha um pretendente que queria casar-se com ela, e sabendo da vontade de prestar cuidados para os hospitais, ele ficou do lado dela para se especializar, o pedido de casamento foi recusado. Florence sempre teve em mente que o casamento não fazia parte da sua vida, ela queria liberdade para desenvolver um trabalho direcionado ao cuidado e atender um chamado de divino. Passou por períodos de angústia, solidão, recusando os padrões da mulher imposta pela sociedade.
Para especializar-se visitou um hospital de freiras católicas, ficou mais impressionada ainda pelo ato do cuidar e pela qualidade do tratamento médico e pelo comprometimento e práticas de saúde, higiene, prevenção e profilaxia das freiras.

Imagem

Quando retornou para a cidade onde havia aquele hospital horroroso, ela convocou uma reunião e expos suas propostas. Propostas que pareciam impossíveis de serem cumpridas, mas no fim das contas Florence foi aceita no hospital como administradora, e ao passar do tempo ela foi se tornando a principal defensora de melhorias no tratamento médico, com espírito de liderança estabelecia para a enfermagem as normas, e rotinas.

A sua fama foi se espalhando, e em determinada época, quando aconteceu a terrível guerra da Criméia onde haviam milhares de soldados feridos que necessitavam de tratamento, foi convidada para ir para a Guerra da Crimeia cuidar dos soldados feridos. Florence aceitou ir como enfermeira voluntaria, teve que enfrentar mais uma sua família, que concordou com a decisão dela. Florence contratou uma equipe de enfermeiras voluntárias treinadas por ela mesma.

Quando chegam no alojamento dos feridos seus olhos viram o pior lugar do mundo, quase um inferno, se não fosse o mesmo, todo fechado com muita sujeira, ratos, desorganização, feridos espalhados sem nenhum cuidado. A vontade imediata de Florence,foi prestar cuidados junto com toda equipe de enfermagem, mas o chefe não aceitou, disse que não havia nada que uma mulher pudesse fazer no meio de tantos homens, mas a moça insistiu e começou com a limpeza, a organização o planejamento e obteve vitória, pois aquele lugar antes e o que se transformou quando Florence e sua equipe colocaram as mãos, não parecia o mesmo, e com esses pequenos atos valorizavam a limpeza do ambiente e a alimentação consegui reduzir significativamente o numero de mortes dos soldados.

Florence tinha espírito tranqüilizador, passava para os doentes tranqüilidade e paz além de os confortar na hora da morte. Florence era muito atenta a tudo que acontecia a sua volta, saia de leito em leito com uma lamparina acesa para ver de perto cada um dos feridos.
Ela conquistou grande reconhecimento mundial e principalmente do pais onde nasceu. Esteve doente, mas curou-se. Porem a doença afetava sua visão, então quis retornar para casa, junto de sua mãe, seu pai e sua irmã, recebeu todo carinho e amor.

CONCLUSÃO

A história de Florence, é muito linda ela realmente merece toda honra no contexto da Enfermagem, e do controle sanitarista, ela foi uma mulher guerreira, superou obstáculos, recusou ter uma vida de madame para apenas doar-se inteiramente ao exercício da Enfermagem. Florence é o espelho da Enfermagem Moderna, e graças a ela, temos o dia internacional da Enfermagem que é dia 12 de maio, o dia que ela nasceu.

REFERENCIAS

Imagem

Título Original- Florence Nightingale
Gênero -Drama
Diretor- Daryl Duke
Elenco- Jaclyn Smith , Claire Bloom , Timothy Dalton...
Ano -1985
Origem- EUA






Voltar para Resumos de Livros



cron