DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS
HashFlare

VOCÊ SABE O QUE É FLUOROSE?

A fluorose é uma alteração que ocorre durante a formação dos dentes, devido ao excesso de ingestão de flúor. Ela se manifesta principalmente pela alteração de cor do esmalte, que pode assumir uma tonalidade esbranquiçada, exibir pequenas manchas ou linhas brancas.

Mas porque falar sobre este assunto? Porque muitas mamães, assim como eu, não fazem idéia que a ingestão excessiva de fluor pode causar problemas nos dentinhos dos pimpolhos. A higiene bucal deve começar quando eles ainda são bebês. Usando uma gaze ou uma fralda embebida de água filtrada deve-se limpar toda a boca e a gengiva. Assim que sairem os primeiros dentinhos, a higiene deve ser feita com uma escova infantil de cerdas macias.

Quando eles estiverem com mais dentinhos a escovação poderá ser feita com pasta de dentes, de preferência SEM flúor. Países como Estados Unidos e Canadá, defendem o consumo indiscriminado desta substância, argumentando que as crianças estão expostas a uma ingestão excessiva de flúor. Além do creme dental, a água consumida nos grandes centros (tanto a de abastecimento quanto a maioria das minerais engarrafadas) e alguns alimentos (como o chá preto e o espinafre) também contêm a substância. Além disso, nos primeiros anos, é praticamente inevitável que a criança engula pasta de dente durante a escovação, o que potencializa o risco.

Segundo a odontopediatra Tânia Lima Barbosa, “para um bebê, a dose de flúor ingerida por todos esses meios se torna excessiva. É importante saber que 50% dela são excretados, mas 50% permanecem no corpo, sendo absorvidos por dentes e ossos”, comenta a dentista. “A grande questão aqui é refletir se trocaremos o risco de desenvolver cáries pelo risco de fluorose. Até os quatro anos, enquanto a criança não tem controle do bochecho, o ideal é usar pasta sem flúor. Dos quatro aos seis, as pastas com pouco flúor são as mais indicadas”, esclarece.

Sei que a maioria das alternativas encontradas nas farmácias e supermercados é fluorada, mas aqui no Brasil já podemos ver o reflexo desta polêmica. Marcas como Weleda, Malvatrikids Baby e InPhlOral são fáceis de serem encontradas. A Colgate também lançou recentemente a pasta do Barney, com concentração reduzida de 50% das marcas tradicionais.

Com certeza o flúor é a melhor coisa que a odontologia já produziu para o combate à cárie, mas seu uso deve ocorrer no consultório e com a supervisão de um especialista. Atenção à alimentação é um fator também muito importante, assim como o uso da mamadeira após a erupção dos dentes. A chamada cárie de mamadeira pode prejudicar os dentes e os futuros dentes do seu bebê.


Foto: cárie de mamadeira

COMPARTILHAR
Artigo anteriorESPERAR EM DEUS
Próximo artigoAS CATARATAS DO IGUAÇU
Marcelo é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação PHP, Banco de Dados SQL Server e MySQL, Bootstrap, Wordpress. Nos tempos livres escreve nos sites trabalhosescolares.net sobre biografias, trabalhos escolares, provas para concursos e trabalhos escolares em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here