Word

0
2425
DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

Autoria: Janaina Carla Rosa

Definição e Aplicação

O Word é um aplicativo da Microsoft utilizado especialmente para a criação e processamento de textos. Com ele pode – se elaborar cartas, circulares, panfletos, bboletins e jornais de bairros ou comunidades, contratos, etc. Além de poder criar textos, você pode formata-los de forma eficiente, possibilitando a criação de documentos agradáveis de se ler.

Formatação de Texto

Todos os tipos de caracteres ( fontes ) instaladas no sistema, estão disponíveis para que você possa utilizar em seus trabalhos, bem como também tamanho, tipo, estilo, cor, etc.
Seus textos precisam de uma roupagem diferente para cada determinado assunto que vai ser apresentado.
No texto abaixo poderemos notar alguns tipos de formatação:

Nada de Pijama

Pouca gente percebe, mas as roupas ter uma certa influencia psicológica no nosso estado de espírito. Quer exemplos! Não existem mulheres que, para driblar o baixo astral, se ventem como princesas! Não é verdade que, de maneira geral, as pessoas respeitam mais um homem de terno e gravata do que outro de jeans e camiseta! Pois é. A mesma coisa vela para o trabalho em casa – de pijama ou moletom você não vai ter a mesma disposição que se tivesse pronto para sair á rua. Claro que isso não significa que você vá acordar engravatado ou de salto alto. Mas quer dizer, sim, que você vai precisar estar, ao menos, apresentável – afinal, sempre há o risco de ter que sair para uma reunião de última hora.

Ação: Menu Formatar  Opção Fonte.

Configuração de Páginas

A maioria dos documentos deve ser impressa. Porém, antes de imprimir devemos fazer alguns ajustes. Obs.: Recomendável fazer a configuração de páginas antes de começar a fazer o seu texto.
Na configuração de página podemos configurar as margens esquerda, direita, superior e inferior, cabeçalho e rodapé determinando tudo em medidas para que o documento fique centralizado a página.
Podemos também configurar o tipo do papel, tamanho e a sua orientação.
Podemos também, configurar de onde virá o papel e o alinhamento do vertical além de ajustes no cabeçalhos e rodapés.
Obs.: Caso realizar a impressão do documento e não gosta de como ficou é só ajustar de novo as configuração e imprimir novamente.

Ação: Menu Arquivo  Opção Configurar Página.

Número de Páginas

Esta opção é utilizada para o usuário identificar quantas páginas ele esta utilizando no documento, a partir do momento que for adicionado o número de página, cada página nova que for sendo criada dentro do mesmo documento o próprio Word vai numerando automaticamente.
O usuário também poderá escolher a posição, alinhamento e o formato da numeração a ser utilizada.

Ação: Menu Inserir  Opção Números de Páginas.

Cabeçalho e Rodapé

Em documentos que necessitem que informações sejam repetidas em todas as páginas, como por exemplo, papel timbrado de uma empresa, utilizamos esta opção: Cabeçalho e Rodapé.
Ativando esta opção será aberto uma caixa com um quadro no topo da página onde digitaremos o texto do cabeçalho e podemos também fazer a sua formatação, junto com esta quadro, abrirá uma barra de ferramentas no meio da tela onde poderemos inserir e alterar algumas opções referidos ao cabeçalho e rodapé como: Textos prontos, data e hora, número de páginas, configurar páginas e o mais importante que é o Botão de Alternar entre cabeçalho e rodapé.
Obs.: Temos como exemplo de cabeçalho e rodapé o texto
<


Trabalho de Word


> no topo e no fim desta página.

Ação: Menu Exibir  Opção Cabeçalho e Rodapé.

Adicionando Figuras

O Word possui algumas ferramentas para que você possa ilustrar seus documentos, dando a eles uma aparência mais leve.
É claro que nem todos textos criados ou copiados podem ser ilustrados.

Além de o usuário inserir figuras já pronto do próprio Word, ele poderá também inserir figurar gerados por ele próprio ou capturadas via Internet.
Quando adicionados uma figura, abre-se automaticamente uma barra de ferramentas onde o usuário poderá fazer algumas modificações nas figuras inseridas como: Contraste, brilho, controle de imagem, cortar, disposição, estilo de linha, formatação, transparência, etc.
Ação: Menu: Inserir  Opção Figura ou Imagem  Clip-art ou Do arquivo.
Marcadores e Numeração

Este recurso é utilizado para relacionar e destacar tópicos dentro de um determinado assunto.
O usuário poderá fazer esta marcação utilizando, Marcadores que é feito através de símbolos ou Numeração que é feito através de números ou letras. Exemplo:

Relação de Itens da Sala de Informática

 Computadores
 Impressoras
 Mesas
 Cadeiras
 Estabilizadores
 Cabos

Ou

Veículos em Estoque

1. Nacionais
2. Volkswagen
3. Gol
4. Parati
5. Fiat
6. Pálio

Dentro da opção Marcadores e Numeração, o usuário poderá também personalizar o tipo de marcador e fazendo a sua formatação.

Ação: Menu: Formatar  Opção Marcadores e Numeração.

Símbolos

Símbolos são caracteres em forma de desenho, números ou letras que podem ser adicionados aos texto como por exemplo marcar registrada ®.

Ação: Menu: Inserir  Opção: Símbolos.

Tabelas

Tabelas são adicionadas para fazer uma melhor distribuição em um determinado assunto. Na tabela o usuário poderá definir números de linhas, colunas, realizar formatações ou utilizar formatações existentes, fazer ajuste e classificações, como por exemplo.

Comércio de Veículos
Marca / Modelo Ano Valor R$
Mercedes S 600 94 300.000,00
BMW 325 I 94 100.000,00
Audi A4 94 120.000,00
Audi A6 94 120.000,00
Ação: Menu: Tabela  Opção: Inserir  Tabela

Colunas

Quem lê jornais e revistas, sabe que seu formato de texto é diferente da maioria dos textos em livros e outros mais. É o que chamamos de texto em colunas ou colunas tipo jornalístico. Dentro desta ferramenta o usuário poderá alterar ou inserir, números de colunas, alinhamento, largura e espaçamento, etc.
Exemplo:

África do Sul

O regime de segregação racial (apartheid) sul-africano, iniciado em 1948, termina oficialmente com a primeira eleição multirracial do país, em 1994. No entanto, deixa uma pesada herança no país, ainda marcado pelo “apartheid social”. O padrão de vida é bastante desigual quando se trata de brancos e negros, e as taxas de criminalidade e de violência política continuam altas entre os negros. Implementado em 1994 pelo governo de Nelson Mandela o Programa de Reconstrução e Desenvolvimento tenta diversificar a economia, melhorar o sistema de habitação e educação e reduzir o desemprego, cuja taxa era de 29% da força de trabalho, em 1995.
A África do Sul detém sozinha quase 50% da produção industrial do continente africano. Rico em recursos minerais, o país é o maior produtor mundial de ouro. Possui também grandes reservas de diamante, cromita, urânio, antimônio, platina e carvão. Juntos esses minérios respondem por 60% das exportações e 10% do PIB do país.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAnabolizantes
Próximo artigoWindows NT 2
Marcelo é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação PHP, Banco de Dados SQL Server e MySQL, Bootstrap, Wordpress. Nos tempos livres escreve nos sites trabalhosescolares.net sobre biografias, trabalhos escolares, provas para concursos e trabalhos escolares em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here