Yoga

0
3176
DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

Autor: Hélio Augusto Ferreira Fontes

O que é Yoga?

A yoga, que significa união em Sânscrito, é uma família de práticas espirituais ancestrais originária da Índia, onde ela permanece uma tradição vibrante e vista como uma forma de iluminação. Karma Yoga, Bhakti Yoga, Jnana Yoga, e Raja Yoga são consideradas as quatro principais yogas, mas há várias outras.

Em partes do ocidente onde a yoga é popular ela tornou-se associada com as posturas (asanas) do Hatha Yoga, a qual é considerada popularmente exercícios físicos e é a base de um negócio crescente. No Hinduísmo, Budismo e Jainismo a yoga é uma meio para a iluminação e influenciou outras religiões e práticas espirituais pelo mundo.

Yoga como medicina alternativa

A yoga usada como uma forma de medicina alternativa é uma combinação de exercícios de respiração, posturas e meditação, praticada por mais de 5 mil anos. Na Índia, yoga é parte da vida cotidiana, sendo comum ver pessoas a praticando pela manhã ou conversando sobre alimentação e terapia corporal baseados na yoga ou no sistema de cura hindu Ayurveda.

Uma pesquisa, publicada em Maio de 2004 pelo “National Center for Complementary and Alternative Medicine”, sobre a medicina alternativa descobriu que a yoga era e quinta terapia de medicina alternativa mais utilizada (2,8%) nos Estados Unidos em 2002. Yoga é considerada uma intervenção mente-corpo, que é usada para reduzir os efeitos à saúde do estresse generalizado.

Benefícios da yoga para a saúde

Acredita-se que a yoga acalme o sistema nervoso e equilibre o corpo, mente e espírito. Os praticantes da yoga pensam que ela pode prevenir doenças e problemas de saúde específicos ao manter os meridianos de energia abertos e a energia da vida fluindo. A yoga geralmente é praticada em aulas de aproximadamente 45 minutos de duração pelo menos uma vez na semana. Yoga tem sido usada para reduzir a pressão arterial, diminuir o estresse, e melhorar a coordenação, flexibilidade, concentração, sono e digestão.

Yoga também tem sido usada como terapia suplementar para diversas condições como câncer, diabetes, asma, aids e síndrome do intestino irritado. Em 2006, cientistas da Universidade do Texas conduziram um experimento com 61 pacientes com câncer de mama. Eles pegaram 30 dessas pacientes e as colocaram num programa de seis semanas de yoga. Ao final das seis semanas descobriram que as pacientes que fizeram o programa de yoga sentiam-se bem melhores consigo mesmas e não ficava tão cansadas ao final do dia.

Bibliografai: Copacabana Runner

COMPARTILHAR
Artigo anteriorHatha Yoga
Próximo artigoLEITE E DERIVADOS
Marcelo é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação PHP, Banco de Dados SQL Server e MySQL, Bootstrap, Wordpress. Nos tempos livres escreve nos sites trabalhosescolares.net sobre biografias, trabalhos escolares, provas para concursos e trabalhos escolares em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here