23.9 C
Sorocaba
terça-feira, setembro 14, 2021

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

A atividade sexual na adolescência está ocorrendo cada vez mais cedo, e trazendo conseqüências como as doenças e a gravidez. A gravidez muitas vezes indesejáveis acabam com um aborto, um ‘crime’ que esta cada vez mais sendo cometido e por menores de idade.
Uma desculpa muito utilizada para justificar a gravidez neste caso é sem sombra de duvidas as condições financeiras dessas jovens, porém acredito que não passa de uma desculpa pra jovens sem compromissos com a vida e sem sonhos, que só querem festa.
De quem é a culpa? Na verdade um pouco de cada um, pois nas escolas os professores não estão interessados com a vida de seus alunos, eles só querem entrar na sala de aula, dar sua aula e sair para que no fim do mês possa ter como sustentar sua família. Porém os professores não pensam que aqueles alunos que estão lá que poderiam ter um futuro brilhante, podem amanhã estar pedindo esmola ou roubando, pois nos muitos anos que ficaram na escola não se prepararam para o mundo, e só para o vestibular que por sinal não é a realidade de muitos. Os professores estão deixando a desejar pois estão apenas concentrados no futuro acadêmico de seus alunos e não param para pensar que não adianta ter uma boa formação acadêmica se seu psíquico estiver doente, adianta ágüem saber quanto é dois mais dois e sofrer síndrome do pânico ou ter uma depressão?
E é pala falta de preparação psicológica que os jovens não sabem ouvir um não, e quando isso acontece ficam revoltados e vão para os braços de seus ‘ficantes’, eles acham que os pais são chatos e pensam que a melhor solução é ter um namorado, é sair de casa, ser independente, ou seja, uma coisa liga a outra, com isso ocorre o relacionamento precoce e automaticamente o sexo precoce.
Mas não são somente os pais e professores os responsáveis por esse caos. A mídia também tem uma grande parcela neste problema, pois não dizem em sua propagandas: ‘Não faça sexo’, apenas dizem: ‘Faça amor com segurança, use camisinha” Eles incentivam jovens a fazer, claro desde que use camisinha.
Sendo assim acredito que podemos chegar em um conceito, os menos culpados são os próprios jovens, pois se são o que são a culpa são de todos os outros, pois a personalidade e o caráter de uma criança, de um ser humano se forma através de experiências e através do que presenciam ao seu redor, ou seja, se essas crianças não tiverem um bom exemplo, não vão por si só saber o que é uma coisa boa. Os adultos ao seu redor deveriam sempre dar exemplos do certo, mas muitas vezes sem saber como educar uma criança acaba mostrando apenas exemplos de coisas erradas, e essa criança vai absorvendo e sempre que buscar algo em sua memória só haverá coisas ruins.
Antes de se castigar uma jovem por ficar grávida devemos ver qual foi a sua educação. Antes de darmos palestras aos jovens para que não façam, vamos ensinar aos pais como deve ser a educação de seus filhos, vamos mostrar aos professores como se trata um jovem, vamos mostrar o que é um ser humano, vamos mostrar que somo seres complexos que absorvemos tudo o que vivenciamos de forma espontânea, tudo fica armazenado, e com o tempo vai refletindo em nossa personalidade e caráter.

Outros trabalhos relacionados

A PSICOLOGIA DO MEDO E DA DOR

A PSICOLOGIA DO MEDO E DA DOR Mãos frias e suadas, olhos arregalados, sobrancelhas contraídas, respiração ofegante e coração saltando pela boca. Certamente você já...

Sonhos

Autoria: Joe Carlo Viana Valle 1.INTRODUÇÃO Sonhos, atividade mental que ocorre durante o sono. Em termos sensoriais, a experiência visual está presente na quase totalidade dos...

ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITO

ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITO Introdução Os conflitos existem desde o inicio da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o...

Vergonha

Autoria: Luiz Henrique Chaves Muitas coisas são designadas como ridículas, obscenas e indecorosas. A definição do que faz parte de cada um destes conceitos é...