Como transformar um velho móvel em linda peça de decoração

0

A pátina tem origem na França — no séc.XIX — quando os móveis desgastados dos nobres eram ‘imitados’ pelos marceneiros e pessoas que não podiam adquirir peças caras de mobília.

Hoje em dia, arquitetos e decoradores no mundo inteiro concordam com a beleza do efeito ‘envelhecido’ que um móvel pode provocar no olhar. No mundo da decoração, não importa seu estilo, escolha um peça antiga de sua casa e dê esse toque, eu garanto que seu ambiente será valorizado. Vão invejar seu bom gosto.

Pátina

Lixa de parede — números 80 e 120
Tinta PVA branca
Betume
Verniz fosco
Executando

Verifique se seu móvel está sem problemas ( se tiver cupim, desista)

Com a lixa 80, tire todo o resíduo de verniz antigo ou resto de tinta. Estará bom quando a medeira ficar lisinha.

obs. Lixe sempre no sentido dos veios da madeira; isso serve também na hora de pintar. Não esqueça: sempre no sentido dos veios.

obs. Caso reste resíduos de tinta, não se desespere, a nova tinta cobrirá todo o móvel.

Cubra todo o móvel com uma primeira mão de tinta. Espere secar, cerca de 6 horas.
Passe a segunda mão. Espere secar.
Com a lixa 80 risque a madeira no sentido dos veios para que desgaste a tinta e apareça o fundo da madeira em alguns lugares, mas poucos, dando o efeito final de envelhecido.
Com a ponta da esponja mergulhe no betume e esfregure (sempre no mesmo sentido) pelos detalhes do móvel – nos altos relevos, cantos, acabamentos.
Não espere secar, na medida que for passando o betume, venha com esponja limpa retirando o excesso.
Faça o acabamento lixando suavemente com lixa 120 (fina)
Agora passe duas mãos de verniz (espere secar a primeira) para que a pátina tenha longa duração.
Pronto! Seu móvel está transformado e lindo! Se quiser ousar, o céu é o limite — escolha sua cor predileta e tenha uma peça única em sua casa — os vermelhos são puro requinte, remetem ao oriente que sempre está na moda.

SEM COMENTÁRIOS