28.1 C
Sorocaba
sexta-feira, abril 26, 2024

RECREIO MONITORADO – MANEIRAS DE CONVIVÊNCIA

Elaborado por: Adriana Marlisa Campos de Almeida
Data de Criação: 05/05/2010
Execução do Projeto: 13/05/10 a 20/12/2010
Projeto:
Recreio Monitorado – Maneiras de Convivência:

Objetivo Geral:

* Estimular os alunos a conviver de maneira integral no convívio escolar, cumprindo as regras necessárias para um bom desempenho no comportamento, facilitando a sua aprendizagem pedagógica e disciplinar.

Objetivos Específicos:

* Melhoria no comportamento relacionada as suas atitudes diárias perante os demais colegas, professores e demais funcionários da escola.
* Proporcionar situações em que o aluno tenha a oportunidade de refletir suas ações e atitudes quando não forem corretas.
* Estabelecer regras de convivência na escola para que sejam cumpridas.
* Incentivar os alunos para que atuem de forma consciente em relações aos seus direitos e deveres.
* Utilizar métodos que sejam aplicados na escola, a fim de conscientizar o educando no seu modo de ser e agir com os demais integrantes no seu convívio escolar.

Justificativa:

A finalidade deste projeto é desenvolver meios facilitadores para que haja uma melhoria de relacionamento e comportamento entre os alunos, buscando resgatar os valores morais e sociais. Principalmente nas horas de encontros coletivos do grande grupo, como: recreio e eventos culturais realizados na escola.

Desenvolvimento – ações:

Monitoramento durante os recreios realizados pelos docentes dessa Unidade Escolar.
Realização de uma sala de atividades, monitoradas pelos professores, onde serão trabalhados temas reflexivos, direcionados as boas regras de convivência.
Elaboração de cartazes, alertando as atitudes que devemos ter e as que não devemos cometer na escola durante os horários de aula.
Elaboração de bilhetes que serão enviados aos pais dos alunos que cometerem atitudes incorretas.
Motivar os alunos através de escolha de ajudantes na escola para atuarem como Monitores durante os recreios, para ajudar no bom andamento.
Elaborar um cartaz permanente na escola para avaliar o bom desempenho do recreio diariamente.

Avaliação:

Buscar subsídios e métodos que venham atingir melhorias nas horas de recreação, cívicas e no comportamento disciplinar durante as aulas.
Demonstrar a importância das boas maneiras de convivência, como contribuição na formação do educando.
Avaliando o progresso diariamente dos alunos para que haja melhorias no comportamento de todos.

Outros trabalhos relacionados

DIVERSIDADE E ADVERSIDADES NA SALA DE AULA 1/2

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Formação de Professoras/ES em Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais CURSO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA Aluno (a): Ruth Fragoso Mamede da Silva ROMPENDO...

A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA

A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA “O homem é um ser essencialmente social e histórico que, na sua relação com outros, em...

OBESIDADE INFANTIL

O artigo científico escolhida para a realização de uma resenha tem o objetivo de comparar o gasto energético decorrente de atividades físicas entre crianças...

A Poética e a Crítica na Educação de jovens e adultos

Para a Pedagogia do Oprimido não há nada melhor para o desenvolvimento dos alunos, que o respeito aos conhecimentos com os quais o aluno...