27.4 C
Sorocaba
quinta-feira, dezembro 12, 2024

Biosfera

Autoria: Hilda Chaves Boettcher

Terra é um sistema complicado. A parte onde existe vida é chamada biosfera. Bios vem do grego “vida”. A biosfera se estende um pouco acima e um pouco abaixo da superfície do planeta. O habitat é formado por áreas distintas, cada uma com seu clima, solo e comunidades de plantas e animais. Essas áreas são os ecossistemas. Cada qual consiste de um número de partes relacionada , de modo a manter o sistema inteiro funcionando. Embora distintos, os ecossistemas não são fechados. A luz do sol, a chuva, a água, os nutrientes convivem no mesmo solo, também compartilhado por sementes e animais que nele passam.

AS UNIDADES DA BIOSFERA
Para tornar mais fácil o estudo da biosfera, os ecologistas dividiram-na em unidades menores. Informações sobre cada unidade podem ser colocadas juntas para revelar um retrato completo. Um ecossistema pode ser estudado como um todo, ou se concentrar nos seres que nele vivem individualmente.

A TERRA
A Terra é o único planeta onde se conhece o que chamamos de vida. Tem uma atmosfera que contém os elementos necessários para a sobrevivência dos seres vivos e que protege a superfície do planeta dos efeitos perigosos dos raios do Sol.

BIOSFERA
A biosfera cobre toda a superfície da Terra. É a parte viva do planeta e inclui a atmosfera. Contém diversos ecossistemas diferentes.

ECOSSISTEMA
Um ecossistema é uma área específica da biosfera que contém os seres vivos. Inclui as rochas e o subsolo, a superfície e o ar. Contém vários habitats. Uma floresta é um exemplo de um ecossistema. Os maiores ecossistemas, como as florestas tropicais e os desertos, são chamados de biomes.

HABITAT
O habitat é o lar natural de um grupo de plantas e animais. Esse grupo de seres vivos é chamado de comunidade. O habitat é, às vezes apontado como “endereço” das espécies. Contém diversos nichos. As árvores são um exemplo de habitat.

NICHO
Um nicho é a posição de um ser vivo dentro de um ecossistema, incluindo o lugar que habita, o que ele absorve ou come, como se comporta como está relacionado com outros seres vivos. O nicho tem sido chamado de “ocupação”de uma espécie.

OS ECOSSISTEMAS DO MUNDO
Os ecossistemas distribuem-se na Terra principalmente de acordo com o clima. Há zonas de climas diferentes, dos pólos, frios e secos, ao equador, quente e úmido. As plantas e animais são adaptados às condições e se associam uns aos outros para formar comunidade. Eles têm papéis definidos dentro de cada ecossistema, competindo por recursos para sobreviver.

LIMITES DOS ECOSSISTEMAS
Cada ecossistema é diferente de sua vizinhança, que é parte de outros ecossistemas. Alguns têm vizinhas distintas, como entre uma floresta e um lago. Os habitats e nichos mudam subitamente. Mas muitos ecossistemas se misturam. Há áreas onde essa mescla é chamada de ecotono, com animais e plantas dos dois ecossistemas.

Outros trabalhos relacionados

Ciclo do Carbono

Autoria: Maurício Sanches O carbono é o elemento fundamental na constituição das moléculas orgânicas. O carbono utilizado primariamente pelos seres vivos está presente no ambiente,...

ÁGUA

INTRODUÇÃO A água é uma substância única, sem ela a vida no nosso planeta seria impossível. No mundo há muita água, mas ela não está...

CÉLULA

CÉLULA Célula, unidade mínima de um organismo, capaz de atuar de maneira autônoma. Alguns organismos microscópicos, como bactérias e protozoários, são células únicas, enquanto os...

DIVISÃO CELULAR

DIVISÃO CELULAR Todas as células de qualquer planta ou animal surgiram a partir de uma única célula inicial — o óvulo fecundado — por um...