30.1 C
Sorocaba
quarta-feira, abril 24, 2024

COCA COLA – DE ELIXIR A LIDER MUNDIAL

Resumo

Através desse artigo vamos identificar na história dos primórdios da Coca Cola até a sua crise de identidade em 1985, vários tópicos já vistos durante o curso de Publicidade e Propaganda. Será disposto nesse artigo sobre todos os pontos de vista proporcionados pelo aprendizado absorvido durante esse primeiro período, uma linha de raciocínio que deixará de maneira explícita a relação entre produto e propaganda.

Passando de um simples elixir gaseificado feito a base de folhas de coca à um dos maiores ícones dos EUA, a sua trajetória irá demonstrar sua estratégia de chegar ao topo da preferência norte americana.

Coca Cola – De elixir a ícone da América

Em Atlanta no século XIX nascia desapercebido diante dos olhos do público o que seria considerado um dos maiores ícones americanos já existentes : A Coca Cola. Produzida pela primeira vez pelo Dr. John Stith Pemberton ( um senhor de 54 anos, viciado em morfina devido as fortes dores causadas por uma úlcera) a Coca Cola era apenas um elixir produzido pelas suas experiências com uma nova fórmula e estrato de folhas de coca.

Alguns anos mais tarde com a venda da patente de tão famoso elixir, começava a ascensão de uma das maiores multinacionais do gênero. No ano de 1985 a Coca Cola passou por duas grandes crises. Em primeiro de Janeiro desse ano o seu então presidente da companhia Robert Woodruff falece, tendo na ocasião 95 anos de idade. Roberto Goizueta, químico cubano, executivo- chefe e amigo íntimo de Robert , em uma visita a seu amigo, expõe uma nova idéia para acirrar ainda mais a disputa com a sua maior concorrente, a Pepsi. Roberto sugere que o gosto da coke deve ser mudado. Mostra estatísticas e pesquisas de mercado, persuadindo assim Robert a autorizar a arriscada mas aos olhos de Roberto, rentável idéia. Daí se desencadeia a Segunda crise da coke: a crise da sua perda de identidade.

Nunca em tão pouco tempo suas vendas caíram tanto. Seu público se sentiu traído com tal mudança repentina e protestou. A matriz e suas filias foram bombardeadas com milhões de cartas pedindo a volta da boa e velha coke. Eles alegavam que a coca cola era sua identidade, seu ícone maior dentro da América e que sendo trocado dessa maneira bruta, arrancava consigo um pedaço da história e identidade americana.

Em nossos estudos vemos que a propaganda e a alma do negócio. Sem uma boa propaganda não existe um bom produto ou serviço. Por trás dessa breve historia do início da Coca Cola podemos notar vários temas e fatos que são abordados pelo curso de publicidade e propaganda. Iremos analisar a seguir cada disciplina e suas particularidades relacionadas com os fatos acima descritos.

Tendo como ponto de partida a teoria e técnica publicitaria, podemos notar que nos primórdios da propaganda da empresa, seus temas eram os mais variados possíveis e sem quaisquer embasamento de pesquisa como temos hoje em dia. A coke hoje investe milhões em campanhas elaboradas aos critérios de seu público alvo. Uma característica interessante notada é a sazionalidade dos temas abordados do início de sua divulgação até os dias de hoje. Eles sempre acompanham temas atuais, tendo como exemplo a campanha utilizada durante a 2º Guerra Mundial e a propaganda da última Olimpíada em Sidney. Vemos aí a importância de uma campanha bem feita e de planejamento direcionado a uma vertente específica de consumidores.

Analisando agora através da teoria da comunicação, nota-se o uso da comunicação de massa para persuadir o publico ao consumo do refresco. No inicio notava-se mais a teoria hipodérmica sendo utilizada, mas o que mais marca suas campanhas nos dias de hoje é a teoria dos efeitos. Varias campanhas são montadas baseadas em tal teoria, sendo que é a que ultimamente vem demonstrando melhores resultados.

Sobre o ponto de vista da sociologia geral, esse golpe de mercado da troca de sabor como uma necessidade capitalista de assumir total controle de mercado. A coke não admitia perder campo de trabalho para um produto similar, daí então a tentativa desesperada de recuperar seu publico mudando o gosto que já era tão famoso dentre milhões de consumidores. Na época das eleições a coca apoiava os candidatos de seu interesse, sendo esses sempre fotografados junto a uma garrafa do produto. Assim a empresa ganhava terreno e credibilidade sólida por todo o território.

Aos olhos da cultura brasileira, vamos comparar o ícone da cole com a floresta amazônica, um dos grandes símbolos do nosso país. Para podermos sentir um pouco o que os americanos sentiram devemos imaginar que ela esta sendo vendida a um outro país. Não iríamos nos sentir sem um enorme pedaço faltando? Essa e a nossa identidade, nosso ícone maior, assim como a coca cola company é hoje para os executivos um dos maiores exemplos de sucesso no mercado mundial. A coke construiu uma identidade sólida baseada em atitudes e decisões, memória e patriotismo vivos em suas campanhas e produtos. A coke nada mais é que um ícone construído ao gosto do consumidor que as massas se identificaram e adotaram como símbolo maior da sua história.

Seus veículos de campanha podem ser observados mais a fundo na disciplina história da comunicação. Conforme a área de produtos a serem utilizados para divulgação aumentava ( como exemplos temos a criação do rádio, da TV, do cinema, da fotografia ) eles se esbaldavam com novas possibilidades de estratégia para conquistar mais e mais consumidores. A cada novo método , mais audaciosa era a divulgação. Dingles foram inventados para serem protagonizados em rádios, símbolos da ‘magia ‘ da coke ( como o urso polar) são criados para chamar a atenção em propagandas na televisão. Mas infelizmente nenhum desses meios foi suficiente para salvar a coca da sua crise de identidade. Esses meios não evitaram a crise, mas foram de grande ajuda para contornar a situação, pois foi através deles que o povo fez ouvir sua voz de protesto aos quatro ventos: Queremos a coke de volta!

Para finalizar as analises, observaremos a disciplina português envolvida no contexto da historia da crise. Durante a crise, a base emissor, mensagem e receptor foi fortemente abalada. Nesse momento os papeis se invertem transformando o receptor em emissor, fazendo com q o emissor por sua vez acate a voz de quem fazia de sua empresa um grande investimento. Assim se fazendo valer de vários canais e linguagens para protestar, a coca cola resolve voltar atrás, pois percebe q o problema não e o seu produto, mas sim a maneira com que ate então ele estava sendo veiculado nas mídias. Depois de todo esse ocorrido a empresa decidiu por voltar ao seu sabor original, enfatizando dessa vez todos os esforços possíveis em capanhas de divulgação , voltando a ser assim a queridinha da América na preferencia nacional.

Sendo assim, após essas analises, devemos concluir que até mesmo na história da Coca Cola existe uma relação com todas as disciplinas aqui expostas. A publicidade hoje tem vertentes que se entrelaçam em varias outras do campo da comunicação. Notamos que em fatos isolados podemos achar fragmentos do que nos foi ensinado até agora durante o curso. A história abordada é apenas um dos milhares de exemplos a serem explorados pelos nossos conhecimentos já adquiridos. Iremos notar que a cada período o nosso olhar crítico ao mundo ficará mais aguçado. A tendência mundial é essa, de publicidade e propagandas cada vez mais arrojadas e inteligentes para atender a demanda de público que está ficando cada vez mais exigente em matéria de conteúdo e qualidade de produtos e prestação de serviços. A Coca foi apenas um exemplo do que a falta de informação do seu próprio mercado pode levar a acontecer em grandes ou ate mesmo pequenas impressas. A saída e elevar o grau de interesse do publico e o grau de aceitação de seu produto, tornando- o cada vez melhor.

Bibliografia

Por Deus, pela pátria e pela Coca Cola- Mark Pendergrast
Registros da Coca Cola Company
O x7 da alma –Howerd Finster
Site da coca cola brasil ( www.cocacola.com.br)

Outros trabalhos relacionados

Jornal Expressa

O que é expresso ao público leitor, através do seu jornal eletrônico, pelo Grupo “A Tarde”, maior jornal diário do Norte Nordeste, localizado em...

Comunicação Interna na empresa Rede Gerais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO1 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTERNA1.1 Comunicação Interna 2 A EMPRSA2.1 Rede Gerais de Comunicação Ltda.2.1.1 Produtos e Serviços2.1.2 O Mercado2.1.3 Equipe Gerais FM3 A PESQUISA3.1 Resultado...

BRIEFING SADIA – LASANHA CONGELADA

FICHA CADASTRAL SADIA S.A Rua Fortunato Ferraz, 529/659 1º Andar Vila Anastácio - São Paulo - SP Cep: 05093-000 HISTÓRICO DA EMPRESA Fundada em 1944 por Attílio Fontana no Oeste...

As Dificuldades de Aprendizagem no Contexto Educacional

Hoje a área das dificuldades de aprendizagem é um assunto vivenciado diariamente por educadores na sala de aula, desde a educação infantil, cujo tema...