22.3 C
Sorocaba
sábado, setembro 14, 2024

CONTABILIDADE COMERCIAL

Contabilidade comercial è o campo da contabilidade que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no capital das empresas comerciais, mediante registro, demonstração expositiva e revelação desses fatos, com a finalidade de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da atividade comercial.

A atividade que caracteriza o mercado comercial é a compra e venda de mercadorias, sem transformação visando à finalidade lucrativa.

Os agentes do comércio são pessoas que exercem a prática de atos comerciais que caracterizam a atividade comercial, ou mercantil.

Para que uma sociedade possa ser considerada mercantil, deve possuir quatro requisitos essenciais:

1) Reunir duas ou mais pessoas, civilmente capazes.

2) Possuir capital – os sócios devem contribuir com bens ou serviços que formarão um fundo comum, a que denominamos capital.

3) destinar o patrimônio social à exploração do comércio.

4) Distribuir entre os sócios os resultados econômicos obtidos sejam lucros ou prejuízos.

As sociedades são classificadas em sociedades de direito e sociedades de fato.

Sociedades de direito são as que elaboram seu contrato social e o registram na repartição competente, que é a Junta Comercial.

Sociedades de fato são aquelas que, embora reconhecidas por lei, não possuem contrato social.

Existem as sociedades de responsabilidade limitada, ilimitada e mista.

As limitadas são aquelas em que os sócios são responsáveis apenas pelo valor do capital social, já os de responsabilidade ilimitada os sócios se responsabilizam pelo pagamento das obrigações sociais com o total de seus bens. As sociedades mistas são compostas por sócios de responsabilidade limitada e por sócios de responsabilidade ilimitada. Como o caso das sociedades de comandita.

Temos ainda as sociedades de pessoas, de capital e mista.

A sociedade de pessoas prepondera, para seu crédito, depende se seus sócios forem pessoas idôneas, a sociedade gozará de bom conceito.

Nas sociedades de capital, o que conta não é a idoneidade ou personalidade dos sócios, mas o valor do seu capital.

Os sócios das empresas de pessoas são sempre de responsabilidade ilimitada, já os de sociedades de capital são de responsabilidade limitada.

Nas sociedades mistas, o que lhes dá projeção econômica são seu capital e a idoneidade de seus sócios.

Gestão da empresa comercial

A gestão da empresa comercial se dá pela decorrência de suas atividades e na consecução de seus objetivos, sendo fatos contábeis ou simplesmente atos administrativos.

Existem dois aspectos da gestão:

1. Puramente administrativo abrangendo os atos da administração sem refletir diretamente no patrimônio;

2. Econômico, abrangendo os fenômenos que modificam o patrimônio e que levam a empresa a alcançar seu objetivo, que é o lucro.

Toda atividade econômica apresenta um custo, produz um ingresso (receita decorrente da atividade), resultando em lucro ou prejuízo.

O custo é preso pago para se obter um bem ou serviço.

Os gastos com manutenção e o funcionamento da empresa constituem parte do custo. Nas empresas os gastos são chamados de despesas, apenas os gastos que representam consumo de bens ou serviços é que são incorporados ao custo.

Quando a empresa efetua certas despesas, não deverá considerar imediatamente como gastos, deverá analisar a destinação dos bens ou serviços adquiridos, antes de incorporá-los.

Outros trabalhos relacionados

Remuneração, Programas de incentivos e Benefícios

INTRODUÇÃO No atual processo de reestruturação da economia tem implicado em transformações acentuadas na esfera produtiva, tanto do ponto de vista de sua base técnica,...

CUSTOS AMBIENTAIS

CUSTOS AMBIENTAIS Para a célula social manter seu desenvolvimento sem prejudicar o entorno ecológico ela necessita recursos voltados a aplicações em bens que serão utilizados...

AUDITORIA CONTÁBIL INTERNA

A prática da auditoria surgiu provavelmente no século XV ou XVI na Itália. Os precursores da contabilidade foram os italianos, não sem razão, visto...

AUDITORIA INTERNA 1/2

Auditoria Interna INTRODUÇÃO No Brasil somente agora, começa a se dar a devida importância à Auditoria Interna, visto que nas organizações, os auditores desempenham funções mais...