20.1 C
Sorocaba
terça-feira, janeiro 14, 2025

LEONARDO BOFF, ÉTICA E MORAL: A BUSCA DOS FUNDAMENTOS

RESUMO DO TEXTO DE LEONARDO BOFF, ÉTICA E MORAL: A BUSCA DOS FUNDAMENTOS

BOFF, Leonardo. Ética e moral: a busca dos fundamentos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

O autor busca, em sua obra, esclarecer onde e quando se deu o surgimento da ética, seus princípios e valores e quais as suas implicações no passado e nos dias atuais.

Ao tratar da ética, a didática utilizada pelo mesmo foi a partir do esclarecimento do ethos (que seria uma espécie de morada humana, o lugar onde se dão todas as relações e interações do homem com ele mesmo e com o seu ambiente) e do daimon (que seria o anjo bom, o gênio protetor do ser humano, ou seja uma espécie de consciência do homem).

Quando se fala em ética, estamos nos referindo ao bem comum, que pode ser explicado pelo acesso de todos aos bens básicos e o direito de todos ao reconhecimento, ao respeito e à convivência pacífica e solidária, não ao individualismo que vem sendo instaurado e imposto pela doutrina capitalista.

Já a moral, podemos definir como conjunto de costumes e valores de uma determinada sociedade ou de um determinado grupo de pessoas. Pode-se, por exemplo, agir de acordo com a moral com determinados interesses, como ser aceito no grupo, e, mesmo agindo conforme a moral, não significa que esta ação se deu de forma ética.

O autor tenta deixar claro que existe a necessidade de uma intensa mudança nas relações humanas e na forma do homem de pensar e agir, uma vez que, caso o homem não mude de atitude, o meio-ambiente e a Terra terão de arcar com as conseqüências desse individualismo. O homem vem pecando contra o meio, pois ele não reconhece mais a sua condição de criatura, não enxerga limites.

O homem não pode simplesmente se deixar levar pela onda da globalização e perder seus valores, costumes, princípios em prol da pregação capitalista em busca do lucro. Devemos reforçar nossas relações, nos interagir cada vez mais e de uma forma mais saudável para que possamos, enfim, viver nesse Bem-Comum.

Outros trabalhos relacionados

O Sentimento dum Ocidental – Cesário Verde

O Sentimento dum Ocidental - Cesário Verde Sem ser um romântico, há tonalidades do Romantismo em seus versos. Nunca pelo estilo e preceitos da Escola,...

Eu – Augusto dos Anjos

Eu - Augusto dos Anjos Eu, única obra de Augusto dos Anjos, reúne sua obra poética. De linguagem cientificista (a minha edição tem "só" 373...

O Cão Sem Plumas – João Cabral de Melo Neto

O Cão Sem Plumas - João Cabral de Melo Neto Escrito em Barcelona, inicia um ciclo de poemas em que o poeta explicita sua preocupação...

TEMPO DA CAMISOLINHA – MÁRIO DE ANDRADE

Tempo da Camisolinha - Mário de Andrade Mário de Andrade, no conto Tempo da Camisolinha, da obra Contos Novos, assume um foco narrativo em primeira...