Como funciona o eco?
Quando uma onda sonora encontra uma barreira, ela reflete-se, voltando para o local de onde veio. Dessa forma nasce o eco, límpido se o som emitido for breve e se as ondas sonoras, mais ou menos, a superfície refletora. As impressões sonoras persistem no ouvido durante um décimo de segundo. E só há eco quando a distância percorrida pelo som até o obstáculo é superior a 17 metros, sendo a velocidade do som no ar de 340 m/s.

Como o vento se movimenta?
Quando o Sol aquece a Terra, nem todas as regiões são aquecidas de forma igual. Algumas partes do planeta ficam mais quentes, e outras partes, mais frias. O ar das regiões mais quentes se expande e se eleva. Quando isso acontece, o ar dos lugares mais frios toma esse espaço, fazendo com que o ar se movimente, criando o vento.

Como se forma a geada?
Durante a noite, a temperatura diminui. No meses de outono e inverno, nas regiões frias, o vapor d’água ao nível do solo, transforma-se em finos cristais de gelo, que se agarram à relva ou à terra. A geada derrete quando a temperatura do ar aquece o suficiente para isso.

Como se forma a neve?
Ela é formada nas camadas mais altas das nuvens, quando a temperatura lá em cima está abaixo de zero. As gotas de água congelam-se e transformam-se em flocos de neve. Isso é comum em grandes altitudes, mas nem a neve chega ao chão. À medida que os flocos se aproximam do solo, a temperatura aumenta e os derrete. Nas montanhas é comum nevar mesmo com a temperatura perto dos 4 graus, pois a grande altitude impede que a neve se derreta.

Como se forma a onda no mar?
A onda é o resultado da ação do vento sobre a camada superficial da água do mar. Quando o vento sopra, ele gera um movimento na água que produz a onda. Apesar de parecer que as ondas andam em linha reta, elas, na verdade, se deslocam em sucessivos movimentos circulares.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui