PERGUNTAS E RESPOSTAS CURIOSAS SOBRE INVENÇÕES

0
2477

Por que os aviões não podem ser construídos com o mesmo material da caixa preta, se ela é a única coisa que sobra de um acidente aéreo?
De acordo com a assessoria de imprensa da Embraer, se um avião fosse feito com o mesmo material e como a mesma resistência da caixa preta seu peso tornaria o vôo praticamente impossível. O avião é um aparelho mais pesado que o ar, mas por causa da capacidade de sustentação (força aerodinâmica) das asas, há limites para esse peso. É por isso que aviões são construídos com metais leves, como o alumínio e o duralumínio. Além disso, não adianta um avião ser teoricamente indestrutível se o corpo humano não suporta as elevadas forças de desaceleração geradas pelos impactos.

A carteira de identidade é a forma mais antiga de identificação?
A restauradora Maria José Távora Cobra, que lida com documentos e obras raras, acredita que os passaportes tenham sido os primeiros documentos de identidade emitidos. “Sob a forma de autorização para sair de um principado, ou como carta de apresentação, existiriam desde tempos imemoriais”, afirma Maria José. Ela acrescenta que, provavelmente, os passaportes mantém a forma atual desde o século XIX”.

Como são feitas as listras na pasta de dentes?
O tubo tem um anel de pasta colorida em volta do bocal. Quando ele é comprimido, a pressão feita é a mesma em todo o seu interior. Por isso as pastas branca e a colorida saem do tubo na mesma proporção, formando o aspecto listrado.

Como surgiu a numeração dos sapatos?
Tudo começou em 1305. O rei Eduardo I, da Inglaterra, decretou que se considerasse como uma polegada a medida de três grãos secos de cevada alinhados. Os sapateiros ingleses se entusiasmaram com a idéia e passaram a fabricar, pela primeira vez na Europa, sapatos em tamanho-padrão, baseando-se nos tais grãos de cevada. Um calçado que medisse, por exemplo, 37 grãos de cevada era conhecido como tamanho 37.

Como surgiu o armário?
De acordo com a professora de decoração Wylma Ferraz, da escola Colméia, antigamente as pessoas guardavam as roupas em baús e caixotes, sempre na horizontal. Apenas por volta dos séculos IX e X d.C. começaram a aparecer os primeiros armários verticais. “Eles tinham este formato pois eram feitos para guardar espingardas – daí o nome ‘armário’, derivado de arma”, explica Wylma. Segundo ela, as peças eram sempre de madeira, material abundante e relativamente fácil de manusear.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui