22.2 C
Sorocaba
sábado, dezembro 3, 2022

SE NÃO X SENÃO

Em se não, duas palavras, o “se” pode ser:

· Conjunção subordinativa condicional e o “não”, advérbio de negação. Exemplos: “Espero que ele venha, mas, se não vier, pouco poderei fazer” e “Se não gostar, pode devolver o produto”. Há sempre a idéia de condição. Tal conjunção pode ser substituída por “caso”: “Caso não venha, pouco poderei fazer” e “Caso não goste, pode devolver o produto”. Há ainda uma terceira possibilidade de substituição, com emprego do gerúndio: “Espero que ele venha, mas, não vindo, pouco poderei fazer” e “Não gostando, pode devolver o produto”.

· Conjunção subordinativa integrante e o “não” continua advérbio de negação. Exemplos: “Perguntei-lhe se não gostaria de sair” (nesta oração, o “não” pode ser suprimido e o sentido geral da frase não se altera. Leia mais, a esse respeito, em Você sabia? n.º 26) e “Diga se não é verdade o que falei” (aqui, o “se” pode ser substituído por “que”).

Senão pode ter vários sentidos, como abaixo:

· De outro modo, do contrário, caso contrário – “Vá logo, senão me arrependo” e “Estude bastante, senão você não terá sucesso”. (conjunção)

· Mas, mas sim, porém – “Silvinha não é garota de ficar em diversões, senão de levar a sério os estudos” e “Eu não quis criticar, senão ajudá-lo”. (conjunção)

· A não ser, mais do que, além de – “Ele não o comprará, senão por bom preço” e “Não há senão 20 passageiros a bordo”. (preposição)

· Mas também (em correlação com “não só” ou “não apenas”) – “Alguns são não só cínicos, senão desonestos” e “Os aliados tentaram não apenas cooptar mais parlamentares, senão os chantagear”. (conjunção)

· Defeito, mancha – “Li todo o texto e só encontrei um senão” e “Não há nenhum senão em sua vida pública”. Neste caso, é substantivo e vem precedido de artigo, pronome, numeral, etc.

Outros trabalhos relacionados

Exercicios de Portugues

1) Responda as questões 1 a 5 com base no texto abaixo: 01 Não há dúvida de que os remédios de hoje 02 tem melhor aparência...

CONCORDÂNCIA VERBAL

CONCORDÂNCIA VERBAL Regra geral O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral. Concordância do verbo com o sujeito composto 1º Caso de...

Vícios de Linguagem

DEFINIÇÃO: São alterações defeituosas que sofre a língua em sua pronúncia e escrita devidas à ignorância do povo ou ao descaso de alguns escritores. São...

GRAMÁTICA NORMATIVA

Conjunto sistematizado de regras (normas) e orientação para se escrever e falar de acordo com o padrão culto da língua · 1- Fonologia: phoné (som)...