26.2 C
Sorocaba
quarta-feira, julho 24, 2024

Simbolismo

Autoria: Felipe Andrade da Silva

O simbolismo foi uma característica da pintura européia nas últimas décadas do século XIX (em especial entre 1880 e 1890), bastante presente, apesar de não ter sido realmente organizado como um movimento. Possui estreita ligação com o movimento poético simbolista. Rejeitava as formas naturalistas e realistas e principalmente o conceito, bastante comum na época, de que a arte só poderia ser realizada através de imagens não abstratas que representassem com fidelidade o mundo real. O poeta Jean Moréas (1856 – 1910) foi um dos primeiros a rejeitar tais idéias artísticas em seu Manifesto Simbolista publicado em 1886, defendendo a aproximação da idéia numa forma sensível. O simbolismo nas artes plásticas, tal como na poesia, apresentava forte misticismo e referências ao oculto. Procurava diminuir o hiato entre o mundo material e o espiritual. Os pintores deveriam expressar, através de imagens, esses temas e essa visão de mundo, desenvolvidas pelos poetas simbolistas em sua linguagem. Utilizavam-se principalmente de cores e linhas, entendidos como elementos extremamente expressivos que por si só poderiam representar idéias. Confiavam mais na simples sugestão de algo que na sua forma explícita. A inspiração temática simbolista costumava vir de poesias do movimento, além de uma certa fixação em assuntos como a morte, a doença, o erotismo e até a perversidade. Há inúmeros artistas de estilos diferentes considerados simbolistas, por apresentarem traços do movimento em suas obras. Exemplos podem ser dados por nomes como Moreau, com a riqueza de suas pinturas exóticas, Puvis de Chavannes e a melancolia em seus quadros, Gauguin e suas imagens agradáveis. Até Munch é considerado, sob certos aspectos, um artista simbolista. Os simbolistas receberam sérias críticas de vanguardistas modernistas, em especial Cèzanne, pela forte presença do elemento decorativo de suas pinturas.

Outros trabalhos relacionados

Xilogravura

Autoria: Juliana Rodrigues A técnica da xilogravura é extremamente antiga e de origens desconhecidas. Já pode ser visto indícios de sua utilização na Ásia, no...

O tangran e a Arte

Autoria: Joorge Basílio Solucionar questões de matemática sempre foi algo que apresentou um certo grau de dificuldade para os gênios da ciência Arte é a criação...

TIZIANO VECELLIO ( TITIAN )

TIZIANO VECELLIO ( TITIAN ) Maior pintor da escola veneziana do Renascimento, Ticiano antecipou, em sua vasta e variada obra, muitos dos traços não apenas...

Pop-Arte

Autoria: Mayara Ribeiro Furlaneto Movimento principalmente americano e britânico, sua denominação foi empregada pela primeira vez em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para designar...