28.9 C
Sorocaba
sexta-feira, abril 12, 2024

Soluções e Dispersões

Autoria: Romeu Mattos Leite

Quando misturamos duas substâncias, pode resultar em uma mistura homogênea (solução) ou em uma mistura heterogênea. Exemplos de mistura homogêneas é a água e o sal, enquanto que exemplo de mistura heterogênea pode ser água e areia. Dizemos que a água se dissolveu, enquanto que a areia não se dissolveu na água.

Soluções

Chamamos simplesmente de Soluções, as também conhecidas: soluções verdadeiras. Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. Nas soluções o disperso recebe o nome de soluto e o dispersante o nome de solvente.

As soluções são muito importantes, exemplo: o ar que respiramos (mistura de gases), água do mar (vários sais), bebidas, remédios, sangue, urina.

Classificação Geral das Soluções

De acordo com o estado de agregação da solução:

Soluções Sólidas: liga metalúrgica, cobre, níquel, etc.

Soluções Líquidas: café com leite, água do mar, xaropes medicinais, etc.

Soluções Gasosas: o ar atmosférico, etc.

De acordo com a proporção entre o soluto e solvente:

Soluções Diluídas: contém pouco soluto em relação ao solvente (por exemplo: 10g de sal comum por litro de água).

Soluções Concentradas: contém muito soluto em relação ao solvente (por exemplo: 330g de sal comum por litro de água).

Classificação de acordo com a natureza do soluto:

Soluções Moleculares: quando as partículas dispersas são moléculas, por exemplo, moléculas de açúcar (C12H22O11) em água.

Soluções Iônicas: quando as partículas dispersas são íons, por exemplo, os íons do sal de cozinha (Na+ e Cl-) em água.

Dispersões

Dispersões são sistemas nos quais uma substância está disseminada, sob forma de pequenas partículas, numa segunda substância. A primeira substância chama-se disperso ou fase dispersa e a segunda substância chama-se dispersante ou fase de dispersão.

Classificação Geral das Dispersões

É feita de acordo com o tamanho médio das partículas dispersas. Veja tabela abaixo.

Nome da Dispersão
Tamanho Médio das Partículas Dispersas

Soluções Verdadeiras (comum)
entre 0 e 1nm (nanômetro)

Soluções Coloidais
entre 1 e 100 nm (nanômetro)

Suspensões
acima de 100 nm (nanômetro)

Na tabela acima observa-se que as partículas dispersas de soluções coloidais são maiores que as da solução, mas menores que as de suspensão. Exemplos de soluções coloidais são o leite (pois consiste em glóbulos de gordura dispersos em água), a neblina (líquido em um gás) e a espuma (gás em um líquido).

Outros trabalhos relacionados

Ruptura das ligações

Autoria: Alexandre Pyramides Pinheiro As reações químicas podem ser consideradas como conjuntos de quebras e formações de ligações. · ...

Halogenetos de Alquila

Autoria: Rodrigo Belmonte Cascalles Halogenetos de alquila Propriedades dos Halogenetos de Alquila As propriedades físicas de alguns halogenetos de alquila representativas são dadas na tabela abaixo. Nome Fórmula PF (ºC) PE...

Número de Oxidação (NOX) (2)

Autoria: Fernanda Medeiros O NOX e o tipo de ligação Chamamos de número de oxidação ou nox a carga assumida por um átomo quando a ligação...

Ligações Químicas

Autoria: Jackson Pontes Vasquez Ao longo do século XIX, enquanto se formulava a teoria atômica, sucederam-se com maior ou menor grau de acerto suposições sobre...