NUTRIÇÃO X QUALIDADE DE VIDA

0
1725
DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

A nutrição é uma ciência complexa e de vital importância, sendo o nutricionista o profissional preparado para orienta-la . Assim sendo todas as pessoas , atuem ou não na área de saúde , devem conhecer um pouco de nutrição para preservar e/ou melhorar sua saúde.

Um indivíduo mal alimentado esta a mercê de patologias como a desnutrição, a qual não permitirá a plenitude de seu desenvolvimento , caso jovem ; ou se for um adulto, o colocará em desvantagem de condições num mundo moderno frente a competição do mercado de trabalho.

O nutricionista além de conhecer os alimentos , também detêm informações das melhores formas de prepara-los . A união destes dois aspectos será útil na reeducação alimentar de pessoas ,pois o ser humano é constantemente assolado por doenças relacionadas a problemas e erros alimentares ,derivados de maus hábitos.

Um cardápio variado nem sempre é saudável por si só , a nutrição, como ciência, deve explorar a variedade como um fator contribuinte e não somente um atrativo a fartura da mesa .

Todos os nutrientes devem ser explorados em graus que são diretamente proporcionais aos resultados que surtirão no corpo , só desta forma a conciliação ,do prazer de comer com a melhoria da qualidade de vida, será plena .

CONCEITOS ( TÉCNICOS E CIENTÍFICOS):

ALIMENTOS : É toda substância que supre as necessidades de nutrição e crescimento de qualquer forma de vida .
ALIMENTAÇÃO : É o ato de ingerir , digerir e absorver alimentos .
NUTRIÇÃO : A soma dos processos envolvidos na ingestão de alimentos , assimilando-os e usando-os para manter os tecidos do corpo e armazenar energia .
NUTRIENTE : Substâncias dos alimentos que são essenciais para o fornecimento de energia , o crescimento , o funcionamento normal do corpo e a manutenção da vida .
DESNUTRIÇÃO : Falta de nutrientes essenciais ao desenvolvimento e/ou manutenção de uma vida normal.
ESTADO NUTRICIONAl : É função diretamente proporcional a alimentação com base nos nutrientes ingeridos .

Bibliografia :

GOUVEIA , ENILDA L. CRUZ 1999. Nutrição , Saúde & Comunidade 2º edição. Rio de Janeiro.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO QUE É CERTO E ERRADO NA ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA
Próximo artigoNUTRIÇÃO NA INFÂNCIA
Marcelo é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação PHP, Banco de Dados SQL Server e MySQL, Bootstrap, Wordpress. Nos tempos livres escreve nos sites trabalhosescolares.net sobre biografias, trabalhos escolares, provas para concursos e trabalhos escolares em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here