DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

Projeto Musiarte.

O desenvolvimento desse projeto ressalta-se na valorização da arte através da música. Quando iniciamos o trabalho com a fanfarra surgiu a vontade de montarmos uma banda musical da escola e um coral.
Por esse motivo fez-se necessário ensinar a manusear os instrumentos musicais, as técnicas de domínio da voz e entre outros aspectos necessários para tal finalidade.
A música acalma e acalenta a alma, como ela as crianças poderm aprender a ouvir, o que não é um fato comum em nossos dias em sala de aula.
A arte expressa sentimentos, formas, modificações e modo de agir, a música incorpora tudo isso e ainda atrai multidões, junta e reúne povos de diversas crenças e raças, e por esse motivo é passada de geração para geração.

Mantenedor:
– Secretaria de Estado da Educação (SEED).

Objetivos:
– Despertar o prazer e o gosto pela escola nos educandos através da música, do canto e da arte;
– Desenvolver no educandos a concentraçao e o saber ouvir;
– Estimular as técnicas de domínio de voz;
– Ensinar os educandos a manusear os instrumentos musicais;
– Compreender-se dentro do seu contexto histórico como gerador de conhecimentos e articulador de saberes, propciciando um ambiente enriquecedor;
– Desenvolver a capacidade de criaçao e o pensamento crítico;
– Valorização da cultura popular, da livre expressão, individualmente e inspiração.

Envolvidos:
– Professores da Escola Professor Antônio Bitonti;
– Alunos do ensino fundamental, de 5ª a 8ª série, sendo 120 alunos.

A educação básica é o suporte para todas as outras etapas da educação, os profissionais e demais superiores estão ligados direta ou indiretamente com a educação básica, se tornam fator de sustentação sem prejuízo de sua função tradicional.
Com a elaboraçao de projetos podemos melhorar a qualidade da educação nas escolas públicas e municipaos, pois a educação é prioridade, é uma autonomia financeira real, um investimento na formação e melhoria na seleção dos educadores.
Espera-se que os educandos ao participar do projeto sejem capazes de: conseguir ouvir antes de tomar decisões, cuidar da escola onde estuda e que tenha prazer de estar no local, respeite o próximo, domine as técnicas de voz, toque os instrumentos musicais, desenvolva um trabalho artístico perante a comunidade, cuidem das apresentações artísticas propostas pela escola, interaja com afinco nos trabalhos de sala de aula, modificando a forma de comportar-se, agir, ouvir e absorver os conhecimentos.
É muito importante que os professores busquem por melhorias no ensino aprendizagem, pois assim terão ao seu alcance condições para realizar mudanças no método de ensino. Muitos professores querem melhorar, mas não encontram condições, e muitos diretores dão esse respaldo para que os professores busquem por melhorias, mas muitos de seus professores não querem estas mudanças.
É necessário que consigamos fazer com que os envolvidos no processo de ensino aprendizagem percebam que só depende da sua própria vontade e compromisso com a educação para que melhorias sejam alcançadas.
Os profissionais podem ser capacitados continuamente para não ficarem estagnados no tempo, devemos nos preocupar também com a comunidade escolar que esta deve se unir em torno de questões fundamentais definidas a partir de reflexões coletivas, onde cada setor deve se avaliar, fazer avaliação do todo e estar aberto a avaliação dos demais.
É necessário melhorar a qualidade da educação para que todos consigam viver dignamente na sociedade em que participam.

Referências.

SEED – Secretaria de Estado da Educação.
PQE – Projeto qualidade no ensino público do Paraná: Curitiba, 1994.
Termo de Parceria Educacional. 1992/1993. In: Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES, 1996.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCRIANÇA E ADOLESCENTE: PEDOFILIA
Próximo artigoO SURGIMENTO DA PROFISSÃO DO SERVIÇO SOCIAL

Marcelo é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação PHP, Banco de Dados SQL Server e MySQL, Bootstrap, Wordpress. Nos tempos livres escreve nos sites trabalhosescolares.net sobre biografias, trabalhos escolares, provas para concursos e trabalhos escolares em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here