DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

O que é e para que serve ?
O princípio ativo do olcadil é o cloxazolam,O princípio ativo do clozal é o cloxazolam, um tranquilizante do grupo dos benzodiazepínicos. A principal finalidade dessa medicação é controlar a tensão nervosa e os sintomas dos transtornos de ansiedade.

Como é usado.

O princípio ativo do clozal é o cloxazolam, um tranquilizante do grupo dos benzodiazepínicos. A principal finalidade dessa medicação é controlar a tensão nervosa e os sintomas dos transtornos de ansiedade.
Como é usado cloxazolam, O princípio ativo do clozal é o cloxazolam, um tranquilizante do grupo dos benzodiazepínicos. A principal finalidade dessa medicação é controlar a tensão nervosa e os sintomas dos transtornos de ansiedade.

O que é ansiedade.

A ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável, vago, acompanhado de sensações físicas como vazio (ou frio) no estômago (ou na espinha), opressão no peito, palpitações, transpiração, dor de cabeça, ou falta de ar, dentre várias outras.
A ansiedade é um sinal de alerta, que adverte sobre perigos iminentes e capacita o indivíduo a tomar medidas para enfrentar ameaças. O medo é a resposta a uma ameaça conhecida, definida; ansiedade é uma resposta a uma ameaça desconhecida, vaga.
A ansiedade prepara o indivíduo para lidar com situações potencialmente danosas, como punições ou privações, ou qualquer ameaça a unidade ou integridade pessoal, tanto física como moral. Desta forma, a ansiedade prepara o organismo a tomar as medidas necessárias para impedir a concretização desses possíveis prejuízos, ou pelo menos diminuir suas conseqüências. Portanto a ansiedade é uma reação natural e necessária para a auto-preservação. Não é um estado normal, mas é uma reação normal, assim como a febre não é um estado normal, mas uma reação normal a uma infecção. As reações de ansiedade normais não precisam ser tratadas por serem naturais e auto-limitadas. Os estados de ansiedade anormais, que constituem síndromes de ansiedade são patológicas e requerem tratamento específico. Os animais também experimentam ansiedade. Neles a ansiedade prepara para fuga ou para a luta, pois estes são os meios de se preservarem.
A ansiedade é normal para o bebê que se sente ameaçado se for separado de sua mãe, para a criança que se sente desprotegida e desamparada longe de seus pais, para o adolescente no primeiro encontro com sua pretendente, para o adulto quando contempla a velhice e a morte, e para qualquer pessoa que enfrente uma doença. A tensão oriunda do estado de ansiedade pode gerar comportamento agressivo sem com isso se tratar de uma ansiedade patológica. A ansiedade é um acompanhamento normal do crescimento, da mudança, de experiência de algo novo e nunca tentado, e do encontro da nossa própria identidade e do significado da vida. A ansiedade patológica, por outro lado caracteriza-se pela excessiva intensidade e prolongada duração proporcionalmente à situação precipitante. Ao invés de contribuir com o enfrentamento do objeto de origem da ansiedade, atrapalha, dificulta ou impossibilita a adaptação.

Como é usado ?
A apresentação em comprimidos permite um fracionamento da medicação e um ajuste mais preciso da dose. Não há uma dose padronizada: a faixa de uso está em torno de 1 a 6mg por dia, podendo ser mais de acordo com a indicação médica. Tanto o começo como o fim do uso deve ser gradual, ou seja, a dose deve ser aumentada com alguns dias de intervalo entre um aumento e outro: o mesmo é realizado na retirada da medicação.

Efeitos da medicação.
A sensação de tranqüilidade proporcionada é rápida, podendo ser sentida a partir das primeiras doses: da mesma forma a sensação de sonolência. Os benzodiazepínicos de uma maneira geral bloqueiam tanto a ansiedade normal como a patológica. Aqueles que sofrem algum distúrbio de ansiedade não podem ficar sem uma medicação para controlar os sintomas; já os que sofrem de um estado de ansiedade devido a uma circunstância passageira podem ficar posteriormente tentados a tomar um tranqüilizante sempre que se sentirem incomodados pela ansiedade. Nesse momento deve-se ter muita cautela para não iniciar uma dependência psicológica ao calmante.
Os efeitos colaterais mais comuns são: tonteiras, falhas na memória, sonolência excessiva, diminuição do desejo sexual, cansaço, vertigens.

Considerações importantes.
A combinação com o álcool não está proibida, mas o usuário deve saber que a sedação e a descoordenação motora ficarão muito aumentadas se junto ao remédio tomarem bebidas alcoólicas. Quanto à gravidez não há comprovação de efeitos maléficos em seres humanos, contudo é recomendável evitá-la durante o primeiro trimestre da gestação.

Estudo comparativo sobre o emprego do cloxazolam e placebo em neurose de ansiedade.
Leódia Knijnik, Ellis D’Arrigo Busnello
J bras Psiq, 39(4): 209-212, 1990
Unitermos: ansiedade; cloxazolam
Resumo
0 objetivo do presente estudo foi comparar o cloxazolam uma substância ansiolítica, com placebo, em pacientes com idade de 50 a 70 anos, portadores de neurose de ansiedade, classificados pelo critério da DSM-III.
Para o estudo, os 199 pacientes envolvidos, 99 (49, 71%) do sexo feminino e 100 (50,3%) do masculino, foram divididos aleatoriamente em dois grupos, a um dos quais foi administrado placebo, e, a outro, cloxazolam, durante quatro semanas, na média de dois a três comprimidos de 2mg ao dia.
Avaliou-se a ansiedade pela escala de Hamilton, pelos sintomas-alvo, impressões globais do médico e impressões globais do paciente. Verificou-se que a melhora obtida pelo cloxazolam foi significativamente maior que a resultante do uso de placebo (p < 0, 001).
Última Atualização: 24-07-2005
Ref. Bibliograf.:
The Practioner’s Guide to Psychoactive Drugs 3º Ed 1991
Alan J. Gelenberg

COMPARTILHAR
Artigo anteriorToxina Botulínica (Botox®, Dysport®, Prosigne®)
Próximo artigoSAIBA O QUE É RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Marcelo é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação PHP, Banco de Dados SQL Server e MySQL, Bootstrap, Wordpress. Nos tempos livres escreve nos sites trabalhosescolares.net sobre biografias, trabalhos escolares, provas para concursos e trabalhos escolares em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here