TRANSLINEAÇÃO

0
4206
DICAS PARA ANALISAR, COMPREENDER, E INTERPRETAR TEXTOS

O que você faz quando está escrevendo um texto e precisa “quebrar” uma palavra e colocá-la em outra linha? Você pode não saber, mas toda vez que você faz isso você está fazendo uma translineação. Translineação é a mudança, na escrita, de uma linha para outra, ficando parte da palavra no final da linha superior e parte no início da linha inferior.

Regras para a translineação:

a) Não se deve deixar apenas uma letra pertencente a uma palavra no início ou no final de linha.
Por exemplo: em translineações são inadequadas as separações: “pesso-a”, “a-í”, samambai-a”, “a-meixa”, “e-tíope”, “ortografi-a”.

b) Não se deve, em final ou início de linha, quando a separação for efetuada, deixar formar-se palavra estranha ao contexto.
Por exemplo: em translineações são inadequadas as separações: “presi-dente” “samam-baia”, “quero-sene”, “fa-lavam”, “para-guaia”.

c) Na translineação de palavras com hífen, se a partição coincide com o fim de um dos elementos, não se deve repetir o hífen na linha seguinte.
Por exemplo: pombocorreio e não pombo-correio.

Veja todas as regras de translineação:

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSEPARAÇÃO SILÁBICA
Próximo artigoSIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
Marcelo é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação PHP, Banco de Dados SQL Server e MySQL, Bootstrap, Wordpress. Nos tempos livres escreve nos sites trabalhosescolares.net sobre biografias, trabalhos escolares, provas para concursos e trabalhos escolares em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here