22.3 C
Sorocaba
sexta-feira, março 29, 2024

Neoclássico

Autoria: Fabiane

A reação ao gosto amplamente ornamentado do rococó, desenvolveu-se em muitos países europeus a partir de 1750, incentivada pelas descobertas da antiguidade grega, romana e etrusca, ocorrida com as escavações de Herculano, Pompéia e Tarquínia. Começou a se formar, então um novo estilo denominado de neoclássico.

O estilo neoclássico apresentou quatro fases distintas:
 A partir de 1760, uma moderação progressiva invadiu tanto o estilo de mobiliário como a decoração de interiores e ocorreu uma retificação das linhas curvas. Em 1770 surgiu o triunfo do neoclassicismo, com o estilo denominado Luís XVI; a antiguidade clássica passou a ser vista sobre um novo prisma, o da classe intelectual. A imitação da antiguidade apareceu através, do “gosto pompeano” e depois do “gosto etrusco”, apresentando um estilo leve e elegante.
 Posteriormente entre 1789 e 1799 surgiu um estilo de transição entre a época de Luís XVI e a época do império; o estilo Diretório que confrontou as linhas do estilo Luís XVI com as linhas rígidas e esbeltas do estilo inglês.
 Entre 1799 e 1815, o estilo neoclássico converteu-se em modelos pesados e aparatosos, que correspondem à época do Império, que vai se impor na Europa através das conquistas de Napoleão.
 Na última fase o estilo neoclássico foi influenciado pela incipiente industrialização, mas manteve a sua inspiração clássica originando o estilo restauração; nesta época inicia-se a preocupação de fazer do móvel um objeto de conforto e bem-estar, de acordo com as alterações sociais do século XIX.

MADEIRAS:
 MOGNO;
 AMBONE;
 PAU-ROSA;
 LIMOEIRO;
 ÉBANO.

TIPOS DE MÓVEIS:
 MÓVEIS DE ASSENTO;
 CAMAS;
 MESAS;
 CÔMODAS;
 SECRETÁRIAS;
 ESCRIVANINHAS;
 CONSOLA.

 ESTILO LUÍS XVI (NEOCLÁSSICO FRANCÊS).

 NEOCLÁSSICO ITALIANO.

Os móveis italianos não chegaram a se manifestar de forma original, onde era grande a influência do estilo Francês (Luís XVI).
Grandes ebanistas desenvolveram o estilo neoclássico nas diversas regiões da Itália, tais como: em Piacenza, Alexandre Petitot, partidário do estilo Francês; no ducado de Parma, em Florença destacaram-se os Lorena; na Lombardia os Giuseppe Maggiolini, Giuseppe Levati e Giovanni Maffezzoli.

 NEOCLÁSSICO INGLÊS:
 ESTILO ADAM;
 ESTILO HEPPLEWHITE;
 ESTILO SHERATON.

 ESTILO D. MARIA I (NEOCLÁSSICO PORTUGUÊS).

 FRANÇA – ESTILO DIRECTÓRIO:

MADEIRAS:
 Mogno;
 Ébano;
 Pau-marfim;
 Faia.

TIPOS DE MÓVEIS:
 Moveis de assento;
 Consola;
 Camas;
 Cômodas.

 FRANÇA – ESTILO IMPÉRIO:

MADEIRAS:
 Acaju;
 Mogno (flamejante, ondulado e floreado);
 Nó de Olmo;
 Àcer;
 Freixo;
 Bordo;
 Limoeiro;
 Oliveira.

TIPOS DE MÓVEIS:
 Móveis de assento;
 Psiché;
 Consola;
 Mesa;
 Cômodas;
 Méridienne.

FRANÇA – RESTAURAÇÃO:

MADEIRAS:
 Freixo;
 Ulmeiro;
 Limoeiro;
 Azevinho;
 Ácer;
 Plátano;
 Sicómoro.

TIPOS DE MÓVEIS:
 Móveis de assento;
 Mesas;
 Penteadeiras;
 Cômodas.

NEOCLÁSSICO NO BRASIL

Na primeira metade do século XIX, houve o desenvolvimento do estilo neoclássico no Brasil, com a assimilação de suas variações como o estilo Diretório, Império, Adam, Sheraton, Hepplewhite, Regência, Biedermeier e Thonet; que deram origem a interpretações e produções próprias como o estilo Sheraton Brasileiro, o D. João VI e o Beranger e estilo D. Maria I.

Outros trabalhos relacionados

TIZIANO VECELLIO ( TITIAN )

TIZIANO VECELLIO ( TITIAN ) Maior pintor da escola veneziana do Renascimento, Ticiano antecipou, em sua vasta e variada obra, muitos dos traços não apenas...

LEONARDO DA VINCI

Vida: Leonardo Da Vinci nasceu no dia 15 de abril de 1452, no vilarejo de Anchiano, que se situa na cidade de Vinci, perto de...

Biografia de Romero Britto

Nos últimos anos, depois de ver consolidada sua carreira no exterior, Britto sentiu a necessidade de se integrar ainda mais com o público e...

Futurismo

Autoria: Patrícia Abe O futurismo foi um movimento fundado pelo poeta italiano Filippo Tomasso Marinetti, que redigiu um manifesto e tentou espalhá-lo em 1909. Nesse...