30.6 C
Sorocaba
sexta-feira, abril 26, 2024

Controle de Natalidade

Autoria: Hélder de Salles Cardin

INTRODUÇÃO

Controle de natalidade, diversos procedimentos empregados para evitar a gravidez. Atualmente, os métodos disponíveis variam dos permanentes, tal como a esterilização cirúrgica, aos temporários, que devem ser utilizados durante o coito.

2.MÉTODOS DE BARREIRA

Consistem no bloqueio físico do útero para impedir a entrada do esperma. A camisinha, ou preservativo, é o mais usado pelos homens e, quando é empregada corretamente em cada coito, mostra-se eficaz em cerca de 97% dos casos. Para as mulheres, o método de barreira mais empregado é o diafragma, uma cobertura de borracha ajustada ao cérvix (colo do útero), contendo um creme ou geléia espermicida (destruidor de esperma), que imobiliza os espermatozóides.

3.DIU

O dispositivo intrauterino, ou DIU, é um anel ou espiral de plástico ou metal que se coloca no útero e que interfere com a implantação do óvulo.

4.MÉTODOS QUÍMICOS

Os anticoncepcionais orais, conhecidos pelo nome de pílula, são substâncias químicas, que funcionam alterando o modelo hormonal normal, para que não ocorra a ovulação. Outra forma de controle de natalidade por procedimentos químicos é o creme, espuma ou geléia espermicida que deve ser utilizado em cada coito.

5.ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA

Na mulher, realiza-se cortando e ligando as trompas de Falópio, os condutos que levam o óvulo do ovário ao útero. Essa operação se chama ligadura de trompas. No homem, a esterilização é feita cortando os dois ductos que levam o esperma dos testículos ao pênis. Esse procedimento é denominado vasectomia.

6.PLANEJAMENTO FAMILIAR NATURAL

Baseia-se na abstinência de contato sexual durante os dias férteis. A identificação se dá controlando as mudanças na temperatura corporal ou observando as variações da mucosidade cervical, para conhecer o momento da ovulação.

Outros trabalhos relacionados

Audição dos Animais

INTRODUÇÃO: A audição do latim auditione é um dos cinco sentidos dos animais. É a capacidade de reconhecer o som emitido pelo ambiente. O órgão...

O QUE VEM A SER UM CLONE? (CLONAGEM)

Autor: Grasiela Rocha Ajala Quando ouvimos falar em clonagem, a primeira coisa que nos vem à mente é a ovelha Dolly, o primeiro animal clonado...

Dicionário de Biologia

Autoria: Tiago Ferreira de Souza Abiogênese: teoria que admite que os seres vivos se originam da matéria bruta, espontânea e rapidamente. Abomaso: também chamado de coagulador,...

A Importância das Abelhas Nativas

As abelhas brasileiras sem ferrão (meliponíneos) são responsáveis, conforme o ecossistema, por 40 a 90% da polinização das árvores nativas. Estão amplamente distribuídas pelas...