Os recursos aplicados através da ergonomia possibilitam melhorar a qualidade de vida no trabalho, permitindo um aumento no grau de satisfação dos funcionários e conseqüentemente o aumento da produtividade.

No entanto, a ergonomia ainda é uma prática muito pouco aplicada entre a população. Muitas às vezes, conversando com amigos ou até mesmo com clientes, comento sobre os benefícios da ergonomia e percebo o quanto este recurso é desconhecido.

Muitas pessoas têm a preocupação em buscar equipamentos ergonômicos para seu ambiente de trabalho ou para a casa, mas grande parte delas não sabe como manipular os equipamentos, ou ainda desconhecem a regulagem ideal para seu corpo. Aí não adianta nada!

As cadeiras ergonômicas são o grande exemplo desta situação constrangedora, pois apesar de todas as regulagens, a grande maioria não sabe quais as regrinhas básicas que permitem utilizar os recursos deste equipamento e acabam regulando adequadamente. Mas por que isto acontece?

Apesar de a ergonomia ser um recurso altamente utilizado em empresas, também é utilizada em projetos de produtos, mas ainda muito pouco empregada no cotidiano das pessoas.

Os motivos são os mais diversos possíveis. Muitos não utilizam seus recursos pela total falta de conhecimento a respeito; outros por considerarem um luxo ou supérfluo; existem ainda os que procuram produtos ergonômicos e desconhecem a sua utilização.

Ergonomia não representa apenas uma cadeira e uma mesa de trabalho com regulagens, um mouse pad com gel ou um teclado com proteção para punhos. É muito mais isto e pode estar presente na sua vida, no cotidiano da sua vida, dentro da sua casa, no seu trabalho, proporcionando um grau de satisfação pessoal e garantindo a melhoria da sua qualidade de vida.

Antes de gastar rios de dinheiro em projetos mirabolantes de interiores (muitas vezes completamente sem sentido!) e obras desnecessárias, procure saber se todo este investimento pode se reverter em conforto para você. Conforto aqui não é apenas um sofá com espumas firmes que você possa se esticar, mas outros recursos que farão muita diferença na sua casa, escritório ou empresa.

Existem soluções práticas e extremamente simples que podem ser aplicadas em qualquer ambiente e que garantem resultados eficazes e imediatos. Faça uma pequena avaliação da sua casa. Verifique o que realmente lhe incomoda. Pratique a ergonomia consciente ou procure um profissional especializado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui