Pode-se montar com muita facilidade, com a utilização de um pequeno roteador.

Com esse dispositivo você pode automaticamente compartilhar sua conexão com a Internet entre os computadores da sua rede, bem como compartilhar arquivos e impressoras. Já que os roteadores também funcionam como um firewall baseado em hardware, ele é também a maneira mais segura de conectar sua rede à Internet.

A instalação é muito rápida e pode montar sua própria rede em apenas alguns minutos.

O roteador é um dispositivo que integra várias outras características:

Roteador de banda larga: Compartilha automaticamente a conexão com a Internet entre todos os computadores ligados a ele. Pode ser configurado para limitar o acesso a Internet com base em vários critérios (por exemplo, hora do dia – você pode querer que seus funcionários acessem a Internet apenas durante o horário de almoço ou após o expediente).

Firewall baseado em hardware: Evita vários tipos de ataques em seu computador e também evita que pastas e impressoras compartilhadas em sua rede sejam acessadas por outros computadores de fora da sua casa ou escritório.

Switch: Quase todos os roteadores também integram um switch (geralmente um switch de 4 portas), permitindo conectar os computadores da sua rede diretamente no roteador sem a necessidade de qualquer periférico extra. Pode expandir o número de portas instalando um switch externo ao roteador. Portanto, para uma rede pequena com até quatro computadores não precisará de um hardware extra para montar sua rede.

Servidor DHCP: Este recurso centraliza todas as opções de configuração da rede no roteador e, portanto não precisará efetuar nenhum tipo de configuração nos computadores da sua rede. Este recurso permite a conexão em qualquer computador no roteador para ter acesso imediato à Internet e aos recursos compartilhados, como pastas e impressoras localizadas em sua rede, sem a necessidade de nenhum tipo de configuração adicional.

Wireless: Os roteadores mais modernos possuem rede wireless como opcional, permitindo a conexão entre computadores sem a utilização de cabos. No entanto, os computadores precisarão de placas de rede sem fio e a instalação desse tipo de placa em cada computador da sua rede pode sair cara. No entanto existem vários riscos de segurança e opções de configurações avançadas que devem ser feitas para usar o recurso de rede sem fio de forma segura. Leia nosso tutorial Habilitando Segurança em Redes Wireless para aprender mais sobre o assunto.

Servidor de Impressão: Alguns roteadores possuem uma porta paralela ou uma porta USB para você conectar sua impressora nele. Permite que qualquer computador da sua rede use a impressora sem qualquer configuração avançada. Se for preciso compartilhar uma impressora entre todos os computadores e o roteador não possui esta opção, o computador onde sua impressora está instalada precisará estar ligado quando se quiser imprimir algo.

Isto pode ser irritante, por exemplo, se a impressora estiver conectada a um computador de alguém que não está no escritório e que por sinal desligou o computador e colocou uma senha. Além disso, usar um roteador com opção de servidor de impressão pode economizar algum dinheiro em sua conta de luz, já que você não precisará de um outro computador ligado para usar a impressora. Se escolher comprar um roteador com este recurso, precisará comprar um como o mesmo tipo de conexão da sua impressora: paralela ou USB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui